O tempo seco, a baixa umidade e altas temperaturas, que chegam aos 35° nesta época do ano criam o ambiente propício aos incêndios. Desde o último mês de julho, a equipe do PrevFogo está trabalhando no combate às queimadas, que já somam 57 na região oeste da Bahia, em uma semana.

As queimadas podem começar por causa das intempéries da natureza, porém, o maior agente causador delas é o homem. Às vezes, por distração, jogando pontas de cigarro na beira de matas, outras, por perpetuar técnicas de limpeza de pasto, usadas há décadas, sem o devido cuidado. O fato é que os efeitos causados por essas queimadas são devastadores, provocando diversos danos ao ecossistema e às pessoas.

Fogo próximo ao Hospital do Oeste

O fogo voltou a se propagar na tarde desta quarta-feira (5) na área destruída por um incêndio, na cidade de Barreiras, próximo ao Hospital do Oeste. O local, que tem seis hectares, o equivalente a oito campos de futebol, é monitorado por brigadistas há cerca de 48h. Os homens do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) controlaram as chamas.

O incêndio começou na segunda-feira (3) após um morador colocar fogo em lixo e foi debelado na noite da terça (4). No entanto, o tempo e a vegetação seca da região possibilitaram o novo foco. Os brigadistas fazem trabalho de rescaldo na localidade.

A área atingida fica próxima do Hospital do Oeste e de residências do bairro Bela Vista.

Comentário desabilitado.