Na noite desta segunda-feira (17) um ciclista sofreu um acidente na ciclofaixa no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, em Barreiras. O rapaz caiu depois de desviar de um pedestre que invadiu a área destinada para ciclistas distraído olhando para o celular. O atleta foi atendido pelo SAMU.

A primeira ciclofaixa da cidade, ao longo das avenidas Maia e Eduardo Catalão, no bairro São Pedro, tem com 3 mil metros de extensão e 1,50 metro de largura, além de tachões para evitar o acesso de veículos. Mas você sabe quais são as regras da ciclovia? Os acidentes que acontecem resultam da falta de senso comum de quem está se exercitando, não da qualidade da ciclovia.

Confira cuidados para evitar acidentes

Se você pratica caminhada, vá para o canto direito da faixa da ciclovia, deixe o lado esquerdo livre para corredores e ciclistas. Se o espaço físico permitir, caminhe do lado de fora da ciclovia, no calçadão da praia, por exemplo. Às vezes, elas mudam de direção repentinamente e isso pode acabar machucando alguém.

Se você é corredor, a regra da direita vale também. Corra o tempo todo no canto direito da faixa e, quando for ultrapassar alguém, olhe para trás para ver se não vem ninguém, passe pela esquerda e volte para o lado direito, permanecendo ali até a próxima ultrapassagem. Deixe sempre o lado esquerdo livre para quem vem mais rápido. Correr com os amigos é uma ótima opção de diversão, mas tenha o cuidado de nunca fechar a pista. Se vai fazer treino intervalado e prefere descansar parado, faça-o fora da ciclovia, se possível.

E não vale ficar estressado porque alguém atrapalhou o seu ritmo de 3’30”/km, ali é um espaço comum, há horas em que não dá pra correr muito rápido. Você que deve escolher um horário mais vazio.

Regras ao ciclista

Se sua preferência é pela bicicleta, você que tem que tomar conta de todo mundo. O maior toma conta do menor. Se em um determinado momento não der para ultrapassar alguém a pé, você que deve reduzir e esperar para ultrapassar. Nada de ficar berrando “esquerda” ou tirar fino, você não tem a prioridade! E mais, se o seu negócio é treinamento de ciclismo e desempenho, você nem deveria estar ali, a ciclovia é um lugar para ciclistas comuns e não de competição. Tem que usar: luva, capacete e óculos. Importante lembrar: a maior parte dos acidentes mais sérios envolve bike.

Comentário desabilitado.