Com auditório cheio, o Sebrae deu início à grade de palestras que está acontecendo durante o II Festival primavera de negócios. O evento começou nesta quarta-feira (26) e segue até o próximo sábado (29) no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras. O primeiro dia de programação atraiu mais de 230 pessoas interessadas em aplicar novos conhecimentos em negócios ou, mesmo, empreender.

O empresário Angelo Roberto proprietário da Matec Materiais para Marcenaria esteve presente no evento “Como Identificar uma oportunidade de negócio?” com o intuito de aplicar o que aprendeu na sua empresa. “O meu objetivo é de sempre aprender, e assim nos tornarmos diferenciais no mercado, por isso resolvi participar da palestra”, pontuou. Durante o encontro foram destacados pontos considerados importantes para quem quer abrir ou manter um negócio, como a necessidade de se fazer um diagnóstico dentro do empreendimento para melhorar produtos e serviços, conhecer o público alvo e a criação de novos mercados e tendência de consumo.

Outro que ficou satisfeito com o que viu foi o empreendedor Dione Carlos, ele é estudante de psicologia e pretende se tornar um empreendedor. “Antes da execução da ideia, precisamos do conhecimento para que os erros sejam minimizados, e essas palestras oferecidas pelo Sebrae nos auxiliam na realização de um sonho maior: nos tornarmos empreendedores”, disse. Além da palestra Como se tornar um empreendedor, Dione pretende participar de outras durante todo o evento.

Daiane Menezes, que pretende montar um negócio no ramo alimentício em Barreiras, participou da palestra “Sua Ideia é viável? Planejamento e validação do seu negócio”, que também aconteceu nesta quarta. “Quero entender quais as reais chances de investir em alimentação aqui na cidade, e ninguém melhor do que o Sebrae para me mostrar isso. Estou muito feliz com o que aprendi hoje”, frisou. A palestra abordou o que é ideal para um empreendimento ter sucesso e como aplicar isso no dia-a-dia.

Planejar. Essa é a ação essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, garante Evilásio Moreira, mediador das duas palestras. Ele conta que o ideal para um empreendimento ter sucesso é planejamento prévio bem estruturado. Isso, segundo ele, dará visão ao empreendedor de quanto sua empresa tem potencial para crescer, quanto ele pode investir e como o negócio estará num futuro próximo.

Festival Primavera de negócios

O Festival Primavera de Negócios e Entretenimento tem por objetivo incentivar o comércio, cultura e o desenvolvimento de Barreiras e todo o Oeste da Bahia. Neste ano, o espaço foi ampliado de 2.400 m² para 4.800 m², 64 estandes, auditórios para palestras técnicas e praça de alimentação. A estimativa é de superar o número de visitantes que prestigiaram os shows e estandes na edição 2017. Durante os quatro dias do evento será ofertada uma programação de palestras, cursos e capacitações, através do Sebrae, com o caráter de movimentar a economia e disseminar o conhecimento.

Para o gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o festival chega em bom momento para movimentar a economia do município. “Feiras como essa são importantes para a troca de experiências, mostrar marcas e divulgar produtos. Nosso objetivo é proporcionar oportunidade para que as empresas realizem negócios a curto, médio e longo prazos, e que possam crescer contribuindo com o desenvolvimento econômico do município. Procuramos também destacar a cultura, o folclore e os artistas da terra”. O público que visita a Feira pode fazer compras, assistir palestras e apresentações culturais, degustar comidas típicas na praça de alimentação e visitar estandes institucionais.

O Festival conta com dois projetos culturais, o ‘Toque Brasileiro’ e o ‘Minha Vida, Minha Arte’, ambos da TV Oeste e que desde a primeira edição, passaram a integrar a grade de programação. Além da grade de shows do Toque Brasileiro, que nesta quarta-feira foi marcada por Juninho Rodrigues, Remanescentes, Bosco Fernandes e Baião de Dois, o evento contará também o participação dos cantores Liz Sandra, Dani e Gabi, Imenso Prazer e Valterlins na quinta-feira (27), e mais duas grandes atrações, a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius na sexta-feira (28) e o romantismo de José Augusto no sábado (29).

Próximas capacitações

Nesta quinta, 27, o auditório do Sebrae contará com uma programação voltada para área financeira, com o Painel Finanças: “Educação Financeira: como se tornar um investidor consciente”, “Gestão financeira: como aumentar a lucratividade de sua empresa?” e “Fluxo de caixa: conceito, prática e sua importância para a tomada de decisão”.

Já na sexta-feira, 28, é dia de conhecer novas tendências mercadológicas no Painel Mercado: “Como aumentar o faturamento de sua empresa através do pós-venda: conceito e prática” e “O atendimento que vende: o novo cliente para um novo mercado”.

O dia 29, encerramento do evento, o Painel Pessoas discorrerá sobre “Liderança de alta performance: o que você vê e o que não vê na sua empresa” e “Práticas de gestão de pessoas para motivar a equipe”.

Já as oficinas temáticas serão direcionadas para o segmento de beleza e estética nos dias 28 e 29/09 sobre tendências de colorimetria e maquiagem.

As inscrições para os próximos eventos podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae (http://www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/).

A ação é realizada pela prefeitura municipal de Barreiras, em parceria com Sebrae, TV Oeste e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Mais informações, podem ser obtidas na sede da instituição, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Comments are disabled.