Depois de esperar quase 3 meses finalmente nesta segunda-feira (01), às 14h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Clarice Borges do bairro Santa Luzia começou a funcionar  na AV. José Bonifácio em Barreiras, próximos aos bairros São Miguel, Santa Luzia e Vila Nova. Foram  oito anos de obras que foram paradas várias vezes problemas burocráticos, a unidade tinha sido inaugurada pelo Governo do Estado no dia 5 de julho,

porém só agora começou a atender a população, na solenidade de hoje o Prefeito Zito Barbosa fez questão de agradecer o empenho da equipe e agradeceu também a paciência pois ele deixou claro mais uma vez que tinha dito ao governo do estado que não ia  receber a UPA do jeito que ela estava, tinha muitos pontos estruturais a serem concluídos e que não era tempo de ser inaugurada, só agora depois de todo o trabalho feito que a Unidade de saúde pôde funcionar. Zito Barbosa que o desafio de se colocar uma UPA em um município é grande, pois o custo mensal para município será em torno de  R$ 500.000,00, enquanto o governo do estado gastou R$ 4 milhões para construir, por tanto em 8 meses de funcionamento a prefeitura de Barreiras já terá gasto o equivalente a construção e instalação da UPA.

 

A solenidade que marcou o inicio dos atendimentos  vários vereadores, o secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado Demir Barbosa que falou em nome do governo do estado que ainda promete para o ano que vem a inauguração da policilinica e a ampliação do Hospital do Oeste.

 

do diretor da UPA, Dr. Lancaster Monteiro Diniz , a secretária da Saúde de Barreiras Marizete Bastos e a reitora da UFOB professora Iracema Veloso,  coube  a Vereadora Dra. Graça Mello falar pela Câmara de vereadores e com sua experiência e sensatez vez um breve discurso e deixou claro que este tipo de serviço de emergência em saúde precisa de paciência até que seja totalmente ajustado.

Em seu pronunciamento a Secretária Marizete Bastos disse dentre outras coisas a importância da parceiria que UFOB vai ter neste momento com a UPA pois estudantes do curso de medicina que já estão aptos para fazer a parte prática em unidade de saúde estarão fazendo pate do quadro de atendimento da UPA, uma integração da universidade com seu curso de medicina com a sociedade da cidade de Barreiras.

Em entrevista em Site Mais Oeste o falou da Diretor da UPA Dr. Lancaster Monteiro Diniz, que já foi também diretor do Hospital em São Desidério falou da satisfação de fazer parte deste momento e destacou que a UPA a principio vai contar com 25 profissionais, dentre eles 2 médicos e dois estudantes de medicina que vão dar suporte para os atendimentos. A unidade está capacitada a principio para atender cerca de 200 casos por dia, com 17 leitos, sendo que 4 atendimentos para pacientes que estejam em estado mais preocupantes, além de um moderno laboratório clinico, Raio X , eletrocardiograma.

A unidade de saúde servirá para desafogar os atendimentos de urgência e emergência do Hospital Eurico Dutra e Funcionará de forma ininterrupta com atendimento para pessoas de todas as idades.

Comments are disabled.