A Polícia Militar está realizando as inaugurações das novas sedes de unidades policiais em Barreiras. Nesta quinta-feira (18), foram entregues a Base Comunitária do Estado e a Operação Maria da Penha.  Os eventos contaram com as presenças do Comandante Geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão, do Comandante de Policiamento da Região Oeste, Coronel Osival Cardoso, do Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, várias autoridades e civis.

O primeiro evento foi a inauguração da 19ª Base Comunitária do Estado, sexta localizada no interior da Bahia, que vai levar conceito de polícia cidadã a mais de 18 mil moradores dos bairros de Santa Luzia.

Mais de R$ 1 milhão foi investido na construção da unidade, que conta com sala de informática, área destinada a realização de aulas, entre outros espaços. Projetos de música, informática, aulas de judô e capoeira para os jovens, além de yoga para a terceira idade, são algumas das ações que já estão ao alcance dos moradores do bairro, de forma gratuita.

“É um conceito que já provou ter dado certo. Em todas as áreas onde o policiamento comunitário foi instalado houve grandes reduções nos crimes violentos e um alto índice de recuperação e participação dos jovens”, afirmou o secretário Maurício Barbosa. Ainda segundo ele, a expectativa é de que, após o início das ações da BCS, os índices criminais na região sofram redução de, pelo menos, 50%.

Ronda Maria da Penha

A sede da unidade de combate à violência contra a mulher foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, em Barreiras. Esta é o 12º município da Bahia a receber o atendimento especializado. Com funcionamento em caráter de estágio desde maio deste ano, o serviço da Operação Ronda Maria da Penha já atende 69 mulheres que possuem medidas protetivas contra os agressores.

“Nós temos uma rede de enfrentamento muito forte e muitas demandas. Além do trabalho repressivo e de acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica, também investimos em prevenção, promovendo palestras informativas”, explicou a comandante da ORMP de Barreiras, tenente Nina Marques.

Comentário desabilitado.