Com o intuito de orientar futuros empresários sobre o planejamento para iniciar um negócio, o Sebrae realiza em Barreiras a oficina “Planejamento para abertura de microempresa e empresa de pequeno porte”. A ação acontece no próximo dia 26 de outubro, no auditório da instituição, às 14h. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas na Loja Virtual do Sebrae (http://www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/evento/26109044), as vagas são limitadas.

A facilitadora do evento, Daiana Silva, explica que a oficina vai ajudar potenciais empresários e também quem já tem um negócio. “Vamos mostrar o passo a passo para tirar a ideia do papel, além de orientar quem já é empresário a fazer a análise do seu empreendimento, de forma a identificar oportunidades de melhoria no seu planejamento, especialmente sobre o aspecto tributário”, destacou. Daiana é contadora, especialista em desenvolvimento regional, pós-graduada em gerência contábil, financeira e auditoria.

A programação vai contar com os temas “definição do negócio”, “identificar se o negócio é viável”, “plano de negócio”, “o endereço da empresa”, “ter ou não ter sócios”, “a criação da marca”, “recursos humanos”, “comunicação” e “foco na gestão financeira e tributária”.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o primeiro ano de um pequeno negócio pode ser um momento determinante, a depender de como a empresa se preparou antes de abrir as portas. “A maior armadilha é a falta de planejamento. Por isso, é importante o empreendedor fazer um plano de negócios, avaliando todas as variáveis possíveis. E é esse suporte que vamos dar aqui”, pontuou.

Ainda, de acordo com Emerson, é preciso fazer o planejamento da empresa a longo prazo, principalmente na área financeira. O começo do ano fiscal é propício não apenas para abrir um novo negócio, mas também analisar o que ocorreu no ano anterior e projetar o que se espera para a empresa ao longo dos 12 meses seguintes, levando em conta crédito, contas, reserva, investimentos e até contratações.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Comentário desabilitado.