Em balanço do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que, neste domingo (4), foi registrado o menor índice de estudantes ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação. Dos 5,5 milhões de inscritos na edição deste ano do Enem, apenas 24,9% não compareceram para fazer o exame, informou a dirigente do instituto.

Conforme o Inep, 4.139.319 candidatos realizaram as provas neste domingo, e 1.374.430 participantes faltaram. O instituto ponderou que, como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar no próximo domingo (11), quando será realizada a última etapa do exame.

A avaliação do governo é de que a primeira etapa do Enem foi tranquila, apesar de problemas pontuais registrados em razão de falta de energia elétrica e uso de ponto eletrônico. 71 estudantes foram eliminados do Enem neste domingo por suspeitas de irregularidades.

No município de Montes Claros, dois irmãos gêmeos flagrados na sala de aula usando ponto eletrônico. Os dois rapazes foram flagrados por aplicadores de prova em atitude suspeita e, durante revista, foram encontrados objetos eletrônicos. O ministro disse que a Polícia Federal (PF) vai investigar o caso dos dois irmãos de Montes Claros com suporte do Ministério da Educação.

Primeiro dia do Enem

Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e escrever uma redação. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

O primeiro dia exigiu dos estudantes diversos conceitos de filosofia – de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra “1984”, de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o “protesto feminista” protagonizado por candidatas do Miss Peru 2018.

Neste ano, o primeiro dia de provas coincidiu com o primeiro dia do horário de verão. Contra imprevistos e confusões, muitos candidatos saíram de casa mais cedo para ir até o local de provas. A precaução dos estudantes frustrou as expectativas dos internautas por imagens dos “atrasados do Enem”.

Comentário desabilitado.