Nesta quinta-feira (1º) foram inaugurados três equipamentos públicos de saúde para toda a comunidade de Barreiras. A partir de agora, os munícipes passam a contar com os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), também em um novo ambiente, mais amplo e equipado o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e o inédito Centro de Atendimento ao Homem (CEAH), uma inovação para a saúde dos homens de Barreiras.

Todas as novas unidades ganharam estrutura completa, com mobiliário, equipamentos e climatização. Essas novas conquistas foram celebradas com a presença da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, sociedade civil organizada, representantes de instituições de ensino e da área de saúde, Defensoria Pública, através do defensor Jeanderson Paim, autoridades militares, secretários de governo, vereadores e equipe da secretaria de saúde.

Primeiro equipamento a ser inaugurado, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está localizado no Bairro Jardim Ouro Branco. Um dos equipamentos de saúde mais esperado de Barreiras faz parte do Programa Saúde Bucal, com as demandas referenciadas pela Atenção Básica do município e terá atendimento nas especialidades de endodontia, odontopediatria, cirurgia oral, periodontia, atendimento de pacientes especiais para o público infantil e adulto e clínica geral.

“Serão sete cadeiras com especialistas funcionando todos os dias, esse novo equipamento é uma conquista de todos os dentistas profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Barreiras, nosso principal objetivo é diminuir o número de dentes extraídos, melhorar a qualidade de vida e a alto-estima dos pacientes, bem como facilitar o acompanhamento aos profissionais. Centralizamos todo o atendimento da Saúde Bucal do município nesse novo espaço. Uma média de 35 profissionais aptos a ofertar o melhor para nossos pacientes”, destacou Marcelo Cartaxo, coordenador de saúde bucal.

Em um novo espaço, o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), começa a atender na próxima segunda-feira (5) no centro da cidade. Com especialistas na área de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, as mulheres de Barreiras terão mais comodidade e qualidade dos serviços ofertados. “Nosso objetivo é que as mulheres cuidem ainda mais da saúde e esse cuidado se completa com a oferta de atendimento especializado agora também para os homens da nossa cidade”, disse a secretária Marisete Bastos.

O terceiro equipamento a ser inaugurado foi o inédito Centro de Atendimento ao Homem (CEAH) que funcionará ao lado do CAM. O CEAH é uma inovação da Secretaria de Saúde de Barreiras e representa um avanço extraordinário no cuidado com a saúde do homem no município. Chegando no início da Campanha Novembro Azul, o CEAH busca a conscientização dirigida em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o espaço que já está apto para funcionar proporcionará atendimento especializado aos homens, através do acompanhamento psicológico e com médicos urologistas e especialistas em ultrassons.

“Inauguramos hoje três equipamentos de Saúde que Barreiras tanto esperava, estamos felizes por essas conquistas. Nos próximos dias entregaremos novas unidades requalificadas e ampliadas, inclusive na zona rural. E essas ações que tanto humanizam o atendimento na saúde só é possível graças ao empenho e dedicação da equipe da Secretaria de Saúde”, concluiu o prefeito Zito Barbosa.

Comments are disabled.