Na manhã desta quinta-feira, 08, a Câmara de Vereadores encerrou o ciclo de inaugurações de Galerias que resgatam a história do Legislativo e do Executivo barreirense. Trinta ex-presidentes foram homenageados durante a inauguração da Galeria de Presidentes Abelardo Alencar, com a entrega da Medalha Cel. Apolinário José de Souza.

A solenidade reuniu presidentes de diversas gerações e familiares dos que já faleceram. Foi um momento de reconhecer a importância de cada um para o fortalecimento do Legislativo e do município. Dentre os homenageados estavam: Antonio Francisco Alves; Dr. Gileno de Sá Oliveira; Anníbal Barbosa Filho; Dr. Renato Gonçalves Mariano; Dário Landulfo; Antonio Rodrigues de Souza; Maximinio Monteiro Júnior; Kelly Magalhães; Antonia Pedrosa; José Rodrigues da Silva; José Teixeira da Silva; Onildo Andrade; João Batista Rocha; Carlos Tito Marques Cordeiro e o atual presidente do Legislativo – Gilson Rodrigues de Souza.

Na solenidade a Câmara também homenageou a vereadora Izabel Rosa. A parlamentar é o membro mais antigo da Casa com seis mandatos consecutivos, e por isso, conforme o regimento interno, já presidiu sessões de posse de vereadores e eleição para a Mesa Diretora. Foi um reconhecimento aos trabalhos prestados ao Legislativo e ao povo barreirense.

O projeto de resgate histórico e de valorização a personalidades que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do município durou onze meses. Neste período, houve a inauguração das Galerias: das Vereadoras, dos Vereadores em Exercício, da Mesa Diretora, de Prefeitos, de Pioneiros, e das Legislaturas – sendo esta composta por todos os vereadores que já exerceram mandato.

A inciativa do presidente Gilson Rodrigues também teve como objetivo fazer com que a Câmara torne-se um espaço de pesquisa, o que já é uma realidade. Escolas do município já visitam o Legislativo para conhecer o trabalho que foi estruturado em parceria com a historiadora Ignês Pita. “Estamos muito felizes. Foi gratificante realizar este projeto. Em cada inauguração vimos a satisfação das pessoas em serem lembradas pela dedicação que tiveram por nossa cidade. O Legislativo tem o dever de fazer este tipo de reconhecimento, e além disso, a história que está registrada, sem dúvida, é importante para o cidadão que frequenta a Câmara”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

Comentário desabilitado.