Neste domingo (18) os amantes do ciclismo de aventura têm encontro marcado durante o II Desafio das Serras de Mountain Bike. O trajeto prevê serras, subidas, retas e estradas que cortam a zona rural entre os municípios de Barreiras e Catolândia, no oeste da Bahia. A largada será às 7h da manhã no povoado de Arraial da Penha – ponto de concentração – e a previsão é que cerca de 400 atletas participem da competição.

Serão 17 categorias, em trajetos completo (51km) e reduzido (29 km) com a presença de crianças, jovens e adultos (feminino e masculino). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ciclobahia.com.br. A previsão é que o evento atraia um público de mais de três mil pessoas. “Pelo sucesso da primeira edição, estamos esperando um número ainda maior de expectadores, principalmente porque este ano o evento terá a presença de um ciclista europeu conhecido mundialmente”, diz o diretor do departamento de esportes, Fernando Machado.

Machado refere-se a Mario Roma, ciclista português que começou a competir em 1998 em provas de mountain bike endurance e acumula diversos títulos. Morando no Brasil desde 1990, participa de competições em todos os cantos do País, além de também organizar eventos do gênero. Em 2010 participou da organização da maior prova de ultramaratona do Brasil, a Brasil Ride. Ao mesmo tempo foram realizadas cinco provas de ciclismo de estrada, entre elas a inauguração do Rodoanel, com a participação de 1.500 ciclistas, o maior número de ciclistas em uma prova no Brasil.

Assim como Mario Roma, os demais atletas que participarem do Desafio das Serras de Mountain Bike deverão, usar, obrigatoriamente, o capacete. A recomendação dos organizadores é que também usem acessórios de proteção como luvas e óculos, roupas leves, além de caramanhola com água ou isotônico preferido. “Estamos cuidando de todos os detalhes para garantir segurança e conforto de todos os participantes, uma estrutura com parque infantil, comidas, bebidas e atrações musicais será oferecida para o público que for conferir a prova. Será um domingo de muita diversão”, garantiu o organizador Marcos Ely (Bolota).

Comentário desabilitado.