Nesta segunda-feira (19), teve início as obras para ampliação da capacidade de drenagem do canal de captação de águas pluviais, que margeia a BR-135, em frente aos bairros Vila Rica e Vila dos Funcionários, em Barreiras. A obra consiste em um corte no leito da rodovia para a remoção das manilhas existentes e instalação de aduelas de concreto, que ampliará significativamente a capacidade de escoamento das águas das chuvas que se precipitam no canal ao longo da Avenida Barão do Rio Branco, provocando o alagamento.

Após a intervenção, a prefeitura espera resolver os problemas das inundações no canal e áreas próximas, já que a tubulação existente não tinha capacidade suficiente de drenagem no período das cheias, promovendo assim o represamento das águas e consequente alagamento da avenida e ruas próximas. Além disso, toda estrutura já estava comprometida em decorrência de erosões e com as novas galerias, a capacidade de escoamento será maior, aprimorando o sistema de drenagem.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura João Sá Teles, além de aumentar a vazão de água, a obra renovará a galeria de drenagem no local. “O resultado será o aumento da capacidade de vazão de água das chuvas (por sob a rodovia) nesta região, que era reduzida, beneficiando os moradores e motoristas que passam diariamente por este ponto movimentado da cidade. Além disso, a estrutura que estava comprometida, será renovada. Estamos aproveitando essa época de menor volume de chuvas para nos prepararmos para o período de chuva”, afirmou.

A previsão de conclusão da obra é de 15 dias, quando será liberado o tráfego na BR-135 que está interditada. O trânsito nas imediações sofreu desvio no sentido Centro/Riachão das Neves, requerendo assim, maior atenção dos condutores, motociclistas e pedestres.

Comments are disabled.