Uma arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela ou arara-amarela, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros no início da tarde deste sábado (24), no bairro Santa Luzia, em Barreiras. A ave estava em uma rede de alta tensão quando foi vista pelos moradores da localidade.

De acordo com os bombeiros, instantes depois da guarnição chegar ao local com a companhia de energia elétrica, que desligaria a rede para o resgate, a arara voou e pousou em três locais diferentes. O animal só foi capturado quando parou na sacada de uma casa, no mesmo bairro onde foi encontrado. O dono da residência conseguiu pegar o animal e o entregou aos bombeiros.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que a arara tenha fugido de algum cativeiro próximo ao local. Após o resgate, a ave, que não apresentava sinais de ferimentos, foi levada para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

Ameaçada de extinção

A arara-canindé está na lista dos animais ameaçados de extinção. Talvez uma das razões seja o fato de ela deslocar-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, e ser, por isso, uma presa fácil.

Quando esses animais são caçados para a venda, as árvores com os ninhos costumam ser derrubadas. Isso não só prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes, como altera por completo o habitat desses animais.

Geralmente elas voam em pares ou grupos de três indivíduos. A mesma combinação é mantida quando estão em bando (de até 30 indivíduos). Muito encontrada em cativeiro, onde chega a durar 60 anos.

Comments are disabled.