Nesta quarta-feira (28), no Programa Municipal de Atendimento à Pessoa Idosa (PROMATI), acontecerá uma palestra com os servidores da Rede Municipal de Saúde, sobre o preenchimento correto da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A palestra, que será ministrada pelo médico geriatra Dr. Carlos Perkueny, acontece a partir das 8h30.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde (SUS). É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.

Segundo a coordenadora do PROMATI, Rosângela Souza, é muito importante que a caderneta seja preenchida corretamente, através de informações cedidas pela pessoa idosa, seus familiares e/ou cuidadores. “Na caderneta consta informações sobre dados pessoais, sociais e familiares; condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado”, explicou Rosângela. “Desta forma, onde o idoso for atendido, terá na caderneta todas as informações sobre a sua saúde”, continuou.

A caderneta deve ser utilizada pelo idoso em todo atendimento realizado em serviços de saúde e em todas as campanhas de vacinação; deve ser apresentada ao profissional de saúde quando for visitado em sua residência e sempre que necessário, o idoso ou a sua família deve conversar com os profissionais de saúde para que a caderneta seja continuamente atualizada com novos dados.

A caderneta ainda possui serviços e telefones úteis em casos de emergência, dicas de atividades físicas, práticas corporais, saúde bucal e prevenção de quedas, orientações para acesso a medicamentos no SUS e o uso e armazenamento adequados dos medicamentos, dicas para uma alimentação saudável e os direitos assegurados aos idosos pela legislação brasileira.

Comentário desabilitado.