Boi Gigante de mais de 1,4 tonelada, como isto é possível?

O boi gigante da Austrália virou celebridade na internet e surpreendeu até especialistas. Knickers tem 7 anos, 1,94 m de altura e pesa 1.400 kg, segundo a reportagem da TV australiana 7 News Central Queensland que deu a ele fama mundial.

“Eu já tive a oportunidade de examinar, de ver touros de 1.200 kg, 1.250 kg, que eram animais grandes demais, inclusive impróprios para a cobertura de fêmeas”, lembra o veterinário Enrico Ortolani, que é consultor do Globo Rural. “Mas esté é muito fora da curva.”

As imagens que rodaram o mundo mostram o boi Knickers bem maior do que os “companheiros” de rebanho. Ele é da raça holandesa Holstein-Friesian, que é conhecida pela estatura elevada, e os “colegas” resultam de um cruzamento com a raça japonesa wagyu.

“Isso (um animal como Knickers) seria inviável no Brasil. Apesar de existirem variações dentro da raça e, eventualmente, surgir um indivíduo extraordinário, um touro como esse, de raça leiteira, é raríssimo atingir esse peso e tamanho”, diz Antônio Rosa, especialista em melhoramento animal da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande.

Segundo Ortolani, um animal de 7 anos dessa raça holandesa já é considerado bem maduro e tem, em média, 1,70 m de altura, podendo atingir 1.100 kg, 1.200 kg –se não fosse castrado, o que não é o caso.

Para ele, a provável explicação para o gigantismo de Knickers é uma alteração genética.

“De alguma forma, (essa alteração) estimulou a glândula que produz hormônio de crescimento. Enquanto ele não foi castrado, cresceu muito e foi ganhando peso”, diz Ortolani.

Notícias Relacionadas