O Programa Mãe e Filho com Amor, em Luís Eduardo Magalhães, atendeu ao longo deste ano, mais de 400 gestantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social no município, realizando um trabalho diferenciado na região Oeste da Bahia.

As gestantes que participam do programa são orientadas por profissionais das áreas da saúde e da assistência social, a exemplo de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, que realizam uma série de palestras informativas e preventivas com as mamães, além de prestarem atendimentos individualizados com as participantes, que muitas vezes necessitam de orientações especiais devido a sua condição social, familiar e de saúde.

Alguns dos temas abordados pelas palestras ao longo do programa, tratam sobre as alterações mais comuns que acontecem no corpo durante a gravidez; como ter uma alimentação saudável durante o período gestacional; os cuidados especiais com a higiene bucal; os principais cuidados com o recém-nascido; a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; os direitos das gestantes; planejamento familiar e tira dúvidas sobre o parto e o período de puerpério.

Além das orientações, a Secretaria Municipal de Saúde realiza junto às gestantes um trabalho particularizado de encaminhamentos médicos e marcação de exames para a Rede Pública de Saúde, onde as mulheres recebem toda a atenção, carinho e cuidado nesse período especial de suas vidas.

Segundo o Secretário de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha, o governo municipal também auxilia as mamães com os primeiros cuidados com os seus bebês, através da doação de um kit-bebê na culminância do programa.

“O enxoval doado para as gestantes contém os itens básicos que muitas vezes, por conta da sua situação social, as famílias não têm condições de comprar. Banheira, macacão, touca, luvas, sapatinhos, toalha, lençol, manta e bolsa maternidade, são alguns dos itens que compõe o kit que ofertamos gratuitamente às gestantes”, explicou o secretário.

Comments are disabled.