Na próxima segunda-feira (17), às 16h os barreirenses poderão assistir, gratuitamente, ao longa metragem 1798: Revolta dos Búzios, do diretor Antonio Olavo, que conta a história de um dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil. O filme será exibido no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho dentro de um roteiro de exibições que contempla as 85 Escolas Culturais do Estado, distribuídas nos 27 territórios de identidade, inclusive, uma sediada em Barreiras, o que oportunizou a vinda do filme.

O filme registra um movimento conspiratório ocorrido na Bahia em 1798, protagonizado por dezenas de homens negros que planejaram um Levante com o objetivo de derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, livre da escravidão. Esse episódio cruzou a linha do tempo e recebeu diversas denominações, entre elas Revolta dos Búzios, Revolução dos Alfaiates e Conjuração Baiana.

Em Barreiras, a estreia se dará por meio do Projeto Cine Clube, da Prefeitura que prevê a exibição de produções do cinema nacional a estudantes de escolas públicas, daí a parceria com as Escolas Culturais oportunizou a veiculação do filme por meio do Projeto. “Estamos oferecendo todo o apoio necessário para que nossos jovens tenham acesso a conteúdos que agreguem no aprendizado, ampliando seu conhecimento sobre a nossa história e cultura, como é o caso do filme Revolta dos Búzios que traz um recorte do movimento de importância fundamental para a história política do País”, explica a diretora de cultura, Diva Bonfim.

Comentário desabilitado.