Por volta das 16h30 deste domingo (16), João de Deus se entregou às autoridades goianas. A defesa do médium negociava a rendição dele com a Polícia Civil do estado desde sexta-feira (14), quando a Justiça expediu mandado de prisão contra João de Deus. Ele é acusado de abusar sexualmente de centenas de mulheres – alguns atos teriam acontecido há mais de 20 anos. Às 17h55, o comboio policial com o médium chegou à Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Goiânia, onde João de Deus prestou depoimento durante quatro horas.

A apresentação do líder espírita à polícia ocorreu numa encruzilhada de uma estrada de terra na BR-060, na zona rural de Abadiânia (GO) – João de Deus teria passado os últimos dias em um sítio na região. Foram ao encontro do médium o delegado-titular da Deic, Valdemir Pereira da Silva, e o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes. Os policiais chegaram ao local marcado para a rendição em três carros e o acusado, no veículo do advogado Alberto Toron, responsável por negociar a rendição com o delegado-geral da Polícia Civil. João de Deus não foi algemado.

A jornalista Mônica Bérgamo, do jornal Folha de S.Paulo, falou com o médium momentos antes da rendição. “Me entrego à Justiça divina e à Justiça da terra”, disse ele, antes de entrar no carro de seu advogado e seguir ao encontro dos investigadores.

A defesa tem reiterado que João de Deus é inocente e a ordem de prisão, injusta. Seus advogados pretendem ingressar com um pedido de habeas corpus nesta segunda-feira (17). Segundo o advogado Alberto Toron, o mais indicado seria o médium ficar, ao menos, em prisão domiciliar devido à sua idade (76 anos) e por ter dado “uma mostra clara de que respeita a Justiça”.

Cardíaco, João de Deus teria passado mal minutos antes de se apresentar e tomado um remédio sublingual. Uma sala da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Goiânia, foi preparada para recebê-lo, mas, após quaro horas de interrogatório, ele foi encaminhado ao Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Passará a noite ali, onde ficará isolado por conta da idade e natureza sexual dos crimes dos quais é acusado. Ainda não há informações se, depois, o médium será mantido nessa unidade.

Comentário desabilitado.