Destino preferido dos amantes de trilha no Oeste da Bahia, a Chapada Diamantina reúne diversos atrativos para a prática do esporte, porém é preciso ter um guia para a aventura ser segura. No final da tarde da segunda-feira (17), um homem que fazia trilha com dois amigos, foi resgatado por bombeiros militares dois dias após fraturar a perna durante o percurso.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o grupo fazia a caminhada sem acompanhamento de um guia e, em um trecho entre a cidade de Lençóis e o Vale do Capão, no município de Palmeiras, a vítima pisou em um buraco e se machucou.

O acidente ocorreu no sábado (15). O grupo só foi localizado na segunda-feira (17), após um guia que passava pela região encontrar os homens e acionar os bombeiros para fazer o deslocamento da vítima.

O socorro foi realizado pelo 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM), de Lençóis. Conforme os bombeiros, o deslocamento começou na segunda-feira e só foi finalizado por volta das 3h da madrugada desta terça (18).

Segundo os bombeiros, os agentes contaram com o auxílio de prepostos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para locomoção da vítima até a viatura, a cerca de 7 km do local onde a vítima estava. O deslocando foi feito com a prancha de imobilização. Durante o percurso, os bombeiros chegaram a passar, inclusive, por rios da região, carregando o homem.

De acordo com os bombeiros, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Regional de Seabra, a cerca de 70 km de Lençóis. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Em nota, os bombeiros recomendam que não se faça trilhas sem contratação de condutores locais, os chamados guias, porque “o risco de acidentes é grande”.

Comentário desabilitado.