A cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República acontece no dia 1º de janeiro de 2019, no Congresso Nacional, em Brasília, para um mandato de quatro anos.

A posse está marcada para as 15h, mas a cerimônia terá várias etapas, começando pela manhã, quando Bolsonaro deve acompanhar uma missa na Catedral de Brasília. O percurso até a igreja será feito com a presença de batedores da Polícia do Exército e fuzileiros navais.

Na sequência, acontece o tradicional desfile pela Esplanada dos Ministérios com Rolls-Royce conversível presidencial – o veículo é aberto, o que deixa Bolsonaro visível ao público. Todo o trajeto tem duração prevista de 15 minutos.

À tarde, Bolsonaro segue para o Congresso Nacional para a sessão solene de posse. É nesse momento que o presidente deverá prestar o seu compromisso, jurando “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil” – declaração prevista pela Constituição Federal. O hino nacional será executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros de canhão.

Empossado, Bolsonaro fará o seu primeiro discurso como presidente da República. Logo depois ele vai para a parte externa do Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial das mãos de Michel Temer.

O evento será encerrado com um jantar oferecido às autoridades estrangeiras do Itamaraty.

Comentário desabilitado.