Desde a primeira sessão deste ano, a Câmara de Vereadores de Barreiras passou a contar com a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões via TV Câmara. A iniciativa da nova Mesa Diretora amplia a acessibilidade às pessoas com deficiência física, permitindo que os surdos possam acompanhar o debate dos vereadores na reunião plenária e a votação dos projetos.

De acordo com o presidente Eurico Queiroz, a medida promoverá a inclusão de um grupo da sociedade, que também tem o direito de exercer a sua cidadania, acompanhando o funcionamento do Legislativo municipal e que este exemplo possa disseminar-se, permitindo que as pessoas surdas possam contar com esta ação de acessibilidade em outros locais e eventos.

A Língua Brasileira de Sinais é um instrumento de comunicação linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. Constitui um sistema de transmissão de ideias e fatos, oriundo de comunidades de pessoas surdas no Brasil. A Libras, como qualquer outra língua, possui todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos.

Comentário desabilitado.