Para iniciar os trabalhos da Semana da Água em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última quinta-feira (14), a sensibilização de cerca de 30 estudantes da Escola Pedro Cavalcante da Silva, na localidade de Barreiras Sul, na zona rural de Barreiras. Ao final da ação, eles receberam o título simbólico de “Agentes Mirins de Combate a Perdas”, com a missão de conscientizar a comunidade em relação ao consumo racional e de ajudar a Embasa a identificar perdas de água na localidade.

A vice-diretora da escola, Francileide Oliveira, acredita que a palestra vai contribuir para a redução do consumo de água dentro da escola e na comunidade. “Com os ensinamentos aprendidos, tenho certeza de que eles vão conseguir sensibilizar os pais, a família e os próprios colegas para evitar o desperdício”, relata. Na oportunidade, a área social da empresa distribuiu cartilha educativa, além de camisetas, bonés e “squeezes” para as crianças do ensino fundamental, da faixa etária de seis a dez anos.

Também na última quinta-feira (14), a área social da Embasa promoveu uma reunião com os agentes comunitários de saúde do Barreiras Sul, abordando os processos de tratamento e as análises que atestam a qualidade da água fornecida pela empresa. Na terça-feira (12), foi realizado um encontro com os moradores da comunidade, alertando para a importância do consumo racional e para os altos índices de perda de água existentes na localidade. Esta ação da Embasa integra o projeto “De Olho nas Perdas”, que visa trabalhar, de maneira integrada e estratégica, uma série de ações das áreas operacionais, comerciais e sociais para reduzir os índices de perdas nos sistemas de abastecimento em toda a Bahia.

A assistente social Geisa Mendes, da Embasa, destaca que é fundamental a mobilização social e o apoio da comunidade, no sentido de comunicar a empresa sobre possíveis vazamentos na rede, ligações clandestinas ou by pass, que prejudicam a distribuição da água para a população. Essa mobilização irá se intensificar nesta semana, quando se comemora a Semana da Água (18 a 22 de março), que trará o tema “Entre no clima do uso responsável”. Durante a semana, a Embasa promoverá atividades como palestras, reuniões, blitz educativas, passeios ciclísticos, caminhadas, dentre outras.

Comentário desabilitado.