O tempo passou a ficar bastante instável nas últimas horas na Bahia com o avanço de uma frente fria. Os próximos dias ainda dever ser de muita chuva com a possibilidade de formação de um ciclone tropical, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, ventos que podem chegar a mais de 100 km/h são esperados. Além disso, ondas de até quatro metros podem acontecer. O ciclone ainda está em formação e pode atingir cidades do sul da Bahia e o estado do Espírito Santo.

Segundo o Inmet, o ciclone pode ocorrer devido à formação de um sistema de pressão atmosférica de forte intensidade no litoral sul da Bahia e norte do Espírito Santo, bem como o aumento da temperatura das águas no Oceano Atlântico. Há possibilidade dessa baixa pressão transformar-se em um ciclone, com grandes volumes de chuva e ventos moderados a fortes.

O Instituto vai continuar monitorando a situação. Ao G1, a Marinha alertou que recomenda que embarcações de pequeno porte e pescadores evitem navegar nesse período e que praticantes de esportes aquáticos não realizem as atividades no mar. Embarcações de médio e grande porte devem redobrar a atenção quanto ao material de resgate, condições dos motores, bombas de esgoto do porão, equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

A Climatempo também tem acompanhado de perto a possibilidade de formação do ciclone, mas as características meteorológicas verificadas apontam que o evento poderia até ser nomeado. “… É preciso ficar claro que não existe nenhum ciclone, nenhuma tempestade, nenhum furacão”, disse.

Ainda de acordo com a empresa meteorológica, o que há no momento são apenas indicações das simulações atmosféricas feitas por supercomputadores. Esses dados ainda precisam ser analisadas com muita cautela e reavaliadas todos os dias. A Climatempo irá monitorar detalhadamente a condição do tempo na região do ciclone.

“Formando ou não uma tempestade tropical, recebendo ou não um nome, esta baixa pressão atmosférica tem potencial para provocar grandes volumes de chuva, especialmente sobre o mar, além de ventos moderados a fortes que poderiam atingir também o Espírito Santo”, disse a Climatempo.

Comentário desabilitado.