Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade está volta, Viva ao esporte!

O ginásio de esportes  Baltazarino Araújo Andrade reinaugurado, na última sexta-feira (22), teve o seu auge nos anos 90 quando teve no Futebol de Salão seu grande público, com verdadeiros espetáculos que encantavam as torcidas. época que tínhamos certamente um dos melhores times de Futsal da Bahia, tempo de equipes como Paraná Móveis, Sumov, Aesc, Quebra-cana, VilaGran Cabrita, Coopergel faziam partidas que enchiam os olhos dos expectadores, as rádios Barreiras e Vale transmitiam as emoções para os barreirenses. Se alguém que ler esse texto pensa que é exagero, é bom situar e exemplificar que o público chegava a mais de 2000 pessoas nas arquibancadas em grandes jogos, as equipes faziam contratações de peso trazendo jogadores do Ceara na época grande celeiro de jogadores de futebol de Salão e no sul do país, atletas que tinham presença dentro da seleção brasileira daqueles tempos. Era lindo de se ver o esporte levar as pessoas para o ginásio e acreditem os jogadores levavam também as crianças que tinham em alguns deles ídolos, torciam pela equipe e admiravam os jogadores, exemplos que inspiraram aquelas crianças .

A reinauguração 

Durante a celebração, o prefeito de Barreiras homenageou o ex-prefeito Baltazarino Araújo Andrade com a instalação de um painel comemorativo e releitura do discurso de transmissão de cargo, feito no fim da década de 80, pelo ex-gestor ao então novo prefeito, Paulo Braga. Familiares de Baltazarino, vereadores, secretários de governo, desportistas, educadores e comunidade prestigiaram a reinauguração.

 O prédio recebeu pintura, quadra, piso e banheiros novos, além de um telhado completamente reconstruído.

Fernando Machado, diretor de esportes do município, enfatizou o empenho da atual administração para superar os mais de 130 anos de descaso com a edificação de equipamentos de esportes no município. “Já cheguei a defender a demolição desse templo do esporte barreirense, tamanha era minha indignação com os longos anos em que ele ficou fechado. Mas o prefeito Zito demonstrou que era perfeitamente possível fazer sua requalificação, e avançar grandemente na edificação de outros equipamentos esportivos”, disse o diretor.

Após a solenidade o Ginásio totalmente requalificado já recepcionou o primeiro Torneio de Futsal Infantil na noite de sexta-feira, com o pontapé inicial dado pelo prefeito de Barreiras. “Eu tive a oportunidade e o privilégio de conhecer esse grande homem, que foi Baltazarino, e me espelho nas suas grandes ações e qualidades. Hoje, a melhor forma de demonstrar esse carinho, é devolvendo à cidade essa grande obra que retrata a visão futurista que ele tinha, porque 30 anos depois de sua construção ele ainda atende bem às necessidades de Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Autoridades no ginásio 

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Câmara de Barreiras Eurico Queiroz, vereadores Alcione, Cesar da Vila, Carlão, Drª. Graça Melo, Sobrinho, vice-presidente João Felipe, Hipólito, Otoniel e Silma Alves, o diretor do Campus IX da UNEB, Joaquim Neto, a diretora do IFBA, Dicíola Figueiredo Baqueiro, o coordenador do Colegiado Territorial da Bacia do Rio Grande, Paulo Affonso Baqueiro, o Subcomandante do CPRO, Ten Cel PM Camilo Uzêda, o Comandante da 84ª CIPM, Cap PM Gama, Aspirante Dilson, representando o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), os pro-reitores da UFOB, Paulo Baqueiro e Poty Lucena, a presidente da AMOBRE, Rosane Reis e por centenas de pessoas e famílias de Barreiras.

Fonte  e Fotos dessa matéria: Ascom/Barreiras

Notícias Relacionadas