Dando continuidade ao projeto de educação continuada de saúde no Hospital da Mulher, nessa manhã de terça-feira (26), a Secretaria de Saúde de Barreiras por meio do Programa Saúde Humanizada, promoveu em parceria com os discentes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), pediatras Dr. João Mauricio Moreira e Dra. Carla da Cruz Ramalho, o treinamento de “Reanimação Neonatal em Sala de Parto”.

O treinamento foi direcionado aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade, mas acadêmicos do curso de medicina da UFOB e enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, também participaram absorvendo informações precisas de como prestar uma assistência adequada e segura ao prematuro durante o nascimento.

A orientadora do treinamento, Dra. Carla, é especialista na área e atende na UTI Neonatal do Hospital do Oeste – HO. No bate papo com os profissionais, ela destacou a importância das orientações de um atendimento adequado ao recém-nascido em sala de parto, reduzindo assim, a mortalidade associada à asfixia perinatal.

“A privação de oxigênio ao nascer tem sido um dos maiores motivos nas taxas de mortalidade, ou morbidades, que deixam graves sequelas no bebê. Nesse treinamento estamos mostrando passo a passo as técnicas que podem salvar os recém-nascidos, levando informações, tirando dúvidas e mostrando na prática como realizar os procedimentos”, disse a pediatra.

Durante a aula prática, os participantes fizeram as simulações com os manequins neonatais, ventiladores manuais, tubos endotraqueais, laringoscópio e berço aquecido, aprendendo passo a passo a realizar a intubação traqueal, massagem cardíaca, ventilação com pressão e administração de medicamentos.

O coordenador de enfermagem do Hospital da Mulher, enfermeiro Emerson Souza, explicou que a unidade atende gestantes de baixo risco, e as que são diagnosticadas com gravidez de médio e alto risco são encaminhadas ao HO, mas que as instruções são extremamente eficientes para toda equipe.

“Nossos profissionais de saúde recebem orientações mensalmente, porque entendemos que esses treinamentos auxiliam e melhoram nosso programa de atendimento humanizado. Sabemos dos altos índices de mortalidade neonatal, e aqui no Hospital da Mulher mesmo não sendo responsável por partos de alto risco, sempre temos surpresas na hora do parto e precisamos estar aptos para dar uma assistência mais efetiva para que o bebê sobreviva”, finalizou o coordenador.

Comments are disabled.