A Escola Municipal Dr. José da Costa Borges recebeu nessa quinta-feira (4) a visita dos guardas civis que realizam diuturnamente as rondas escolares em Barreiras. Os servidores da GM se deslocaram até a escola para um bate-papo com os estudantes do 6º ao 9º ano, que estavam atentos às explicações de medidas de segurança que devem ser tomadas dentro e fora do ambiente escolar. A palestra “Segurança Escolar, Respeito aos Professores e Patrimônio Público” é uma ação das Secretarias de Segurança Cidadã e Trânsito e Educação.

Com objetivo de prevenir incidentes nos prédios escolares, informar sobre os procedimentos em caso de emergência, venda de drogas nas proximidades de escolas, cuidados com o patrimônio público, manuseio e o perigo de roubo de celulares fora da escola, a diretora Nélia Ramos dos Santos ressaltou a importância desses debates. “Temos um cuidado especial com a segurança dos nossos estudantes, antes de adentrar e aqui dentro da escola. Sabemos que nenhum valor vale a pena quando colocamos em risco nossa segurança e vida, por isso recebemos a presença da Guarda Municipal, que proporcionou uma manhã de informações essenciais que ajudarão na proteção pessoal e também do nosso patrimônio público”, disse a diretora.

O secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio garantiu que a palestra estará acontecendo em todas as escolas da rede municipal, inclusive na zona rural, e que as rondas escolares serão intensificadas em parceria com instituições de segurança pública.

“A vida escolar dos jovens e adolescentes no Brasil é considerada fator importantíssimo da segurança pública, e aqui em Barreiras não é diferente. Temos realizado um planejamento para aproximar a presença da comunidade, dos estudantes e professores, e com essas palestras vamos abrir um espaço para debates e encontrar soluções conjuntas para que nossos estudantes se sintam seguros. Nos próximos dias, também estaremos intensificando as rondas escolares em parceria com a Polícia Militar da Bahia, como forma de prevenção à violência, vandalismo e uso de drogas”, reforçou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário Júnior Sampaio, as palestras seguem uma programação já definida semanalmente com o comando da Guarda Civil Municipal, simultaneamente também acontecerão as blitz educativas com os agentes de trânsito da Cootrans.

Comentário desabilitado.