Dizer que uma pessoa de 1m84cm é baixinha pode parecer exagero, mas no basquete esta é uma realidade. Alheio a questões de tamanho, o estudante Marcos Paulo Pereira Nascimento, calouro do curso de Administração da UFOB, tem se destacado pela pontaria, tocos e habilidade com a bola laranja.

Aos 18 anos, Bob, como é conhecido, conquistou dois importantes feitos no Basquete 3×3, uma das mais novas modalidades olímpicas dos Jogos de Tóquio 2020. O universitário foi campeão da Liga Nordeste na categoria sub-22 e ficou em quarto lugar no Campeonato Baiano, categoria adulta, disputados no final de março, em Lauro de Freitas e Salvador, respectivamente.

Competindo com jogadores de vários estados do Nordeste e da Bahia, Bob, que foi chamado de última hora para compor a equipe, foi uma das revelações dos torneios. Atleta de basquete de rua desde os 15 anos, o jovem iniciou sua trajetória na quadra aberta no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Rio Grande. De lá, foi para o Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, onde pode ser facilmente visto todas as noites batendo o baba.

O próximo desafio de Bob é montar uma equipe na UFOB. Para tanto, junto com outros colegas, já iniciou as conversas para formalizar a prática do esporte na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A ideia é abrir espaço para que estudantes de todos os cursos adeptos do basquete de rua possam treinar e participar das competições.

O Basquete 3×3

É uma modalidade disputada geralmente em quadras abertas, com metade do tamanho das oficiais. Nele, são mantidas as demarcações originais do Basquete convencional, como uma linha de lance livre, uma de dois pontos, e um semicírculo abaixo da cesta. As equipes possuem três jogadores, mais um suplente.

As partidas duram 10 minutos ou são finalizadas quando uma das equipes atinge 21 ou mais pontos. Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Quando empata, há uma prorrogação, em que a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.

Comments are disabled.