A Câmara de Vereadores de Barreiras realizou nessa quarta-feira (22) a sessão solene para a entrega da Comenda Honra ao Mérito 26 de Maio, a maior honraria concedida pela Casa a pessoas que contribuíram ou contribuem com relevantes serviços à sociedade barreirense. Foram 19 personalidades indicadas pelos edis para receberem a homenagem em comemoração aos 128 anos do município.

O plenário da Casa ficou lotado por familiares e amigos dos homenageados, além de autoridades de vários segmentos também prestigiaram a cerimônia. A solenidade contou com a participação da Banda 26 de Maio tocando o hino de Barreiras e do Brasil, além de um belíssimo poema recitado pelo poeta Ronaldo Sena.

“Esse é um momento especial para todos nós, porque juntos comemoramos 128 anos de Barreiras. Nossa terra amada, que a cada dia, caminha para o desenvolvimento do Oeste com pessoas que trabalham incansavelmente para o desenvolvimento desse municípios, a exemplo dos nossos homenageados de hoje com a comenda 26 de Maio”, disse o presidente da Câmara, Eurico Queiroz.

O vereador Carlão escolheu como homenageado da noite o diretor de jornalismo do site Mais Oeste, Ronimarkes Mota, pelos relevantes serviços prestados na imprensa em Barreiras. “É difícil para os vereadores escolher apenas um homenageado em meio a 160 mil habitantes. Mas nesta noite tive a honra de homenagear meu amigo Ronimarkes. Conheci ele nos anos 90 e conheci essa fera. O seu passado é um passado ímpar, por esse motivo,  por ele ser um bom homem e pai de família, presto essa homenagem a ele”, disse Carlão.

30 anos de experiência 

Ronimarkes Mota, que é um dos mais experientes  profissionais na comunicação em Barreiras, com 30 anos de vivência no jornaliso só na Tv Oeste foram 23 anos, além de trabalhos em rádios, jornais e hoje a mídia digital, se disse surpreso em ser agraciado pela comenda.

“Fui pego de surpresa com essa homenagem e menos de um anos recebi um Título de Cidadão Barreirense e agora a Comenda 26 de Maio. É muita emoção para uma pessoa só.

Uma homenagem a família 

Da esquerda para a direita: Raimundo Mota, Nazide Mota, Ronimarkes Mota, Vereador Carlão, Renata Mota e Valkiria Mota

“Quero agradecer a todos, porque esse é um momento muito íntimo. quero agradecer aos meus pais que mesmo doentes estão presentes. Aos meus filhos, a minha esposa Valkiria que sempre está comigo em todos os momentos e ao meu afilhado querido Cláudio”. Disse Ronimarkes  emocionado ainda mais com a presença dos familiares

Homenagem também para a imprensa barreirense

Ronimarkes também durante o seu discurso fez questão de ressaltar que estava recebendo a comenda mas que ela estava sendo estendida a toda imprensa barreirense, que arduamente leva as informações para as pessoas seja em video, áudio ou na mídia digital.  Ele lembrou alguns que fazem essa história a  família Sena ( Roberto de Sena ), dos veteranos Geraldo Boka de Kaeira, Jaime Modesto, Osmar Ribeiro, Itapuan Cunha e Eduardo Lena  dentre outros que se destacam todos os dias em seus veículos de comunicação

“Essa homenagem quero reportar a toda a imprensa barreirense, que recebeu um duro golpe recentemente quando a Rede Bahia, por questões financeiras, retirou o jornal do meio-dia e o da noite. Eu me emociono, porque perdemos uma grande ferramenta de comunicação. Ser jornalista não é fácil e muitas vezes somos incompreendidos quando levamos a informação para o público”

Cuidado com o Fake News 

No fim de sua fala depois de lembrar de muitos que fazem a imprensa barreirense, claro sem citar todos pois seria impossível, Ronimarkes falou sobre os perigos do Fake News ( Notícias falsas) que hoje muitas vezes através das redes sociais contaminam até mesmo os veículos de comunicação tradicionais com informações as vezes não checadas que acabam desinformando a população.

 

 

Comentário desabilitado.