Abertura da Bahia Farm Show destaca a importância da feira para a região

Começou nesta terça-feira (28), e vai até o próximo sábado (01), a 15ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães. A feira é a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil e está entre as três maiores do país em volume de negócios. Dela fazem parte as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços.

A cerimônia de abertura contou com a presença de produtores rurais, representantes de associações, prefeitos de cidades do oeste baiano, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e o governador de Roraima Antônio Oliverio Almeida.

Durante a solenidade, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Celestino Zanella, disse que a realização de mais uma edição da Bahia Farm Show, demonstra o intenso crescimento do agronegócio do oeste baiano e cobrou apoio do governo da Bahia no sentido de melhorar as condições de infraestrutura para elevar ainda mais o desempenho da produção rural, a exemplo da pavimentação e manutenção da rodovias utilizadas para o escoamento da safra.

Representando o Governador Rui Costa, que estará em Luís Eduardo Magalhães na próxima sexta-feira, dia 31, o vice governador João Leão falou sobre a importância da Feira. “Os resultados acima da média nas propriedades rurais são resultado de muito investimento em pesquisas. Tudo isso valoriza os produtos locais que ganham cada vez mais espaço nos mercados nacional e internacional”, destacou ele.

O prefeito Oziel Oliveira, um dos idealizadores do evento, falou sobre o início da Bahia Farm Show, do crescimento e do empenho de toda a sociedade para que a feira chegasse ao porte atual. Ele destacou ainda a importância do evento para a economia do município, que gera emprego e renda em diversos setores de Luís Eduardo Magalhães.

“São dez escolas de grande porte, iluminação das BRs 242 e 020 e estaremos assinando nos próximos dias, durante a feira, o projeto de construção do nosso hospital. Tudo isso está sendo possível graças ao equilíbrio fiscal do nosso município”, exclamou Oziel Oliveira.

A organização da Bahia Farm Show homenageou uma série de pessoas que contribuíram de forma decisiva para o crescimento da feira e do agronegócio do oeste baiano. Entre eles, a deputada estadual e presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, Jusmari Oliveira e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira.

De acordo com a organização, a expectativa este ano é que R$ 70 mil pessoas passem pelo local e o volume de negócios atinja a casa dos R$ 2 bilhões. Em 2019 a Bahia Farm Show tem uma área total de 144 mil metros quadrados, mais de 200 expositores divulgando cerca de 900 marcas, gerando em torno de 3.500 empregos diretos e indiretos.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e Instituto AIBA (IAIBA), com o apoio da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia LTDA (ASSOMIBA), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Notícias Relacionadas