A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou nesta terça-feira (28) mais uma edição da Assembleia Itinerante. O encontro na Bahia Farm Show, lotou o auditório e teve a participação de diversas autoridades, incluindo deputados estaduais, secretários de estado, vereadores, representantes da COELBA, de Sindicatos e lideranças políticas da região Oeste. Diversos temas foram debatidos, entre os quais, o aumento na oferta de energia, foi o mais reivindicado pelos produtores.

A Deputada Estadual Jusmari Oliveira (PSD), presidente da Comissão de Agricultura da Alba, comandou a audiência e aprofundou o debate sobre temas importantes como melhoria da comunicação, estradas, logística, total apoio a agricultura familiar, volta do convênio da Car – Companhia de Ação Regional – com as associações rurais, o zoneamento do cacau em Barreiras e investimentos em pesquisa nas Universidades para que sejam desenvolvidos bio-defensivos agrícolas para atender as demandas dos produtores. Ela propôs também a criação de um instrumento – selo – que permita a venda de produtos fabricados pelas pequenas agroindústrias.

“Precisamos dar ao pequeno produtor a condição de vender seus produtos, pois a comercialização é um importante gargalo para o crescimento da agricultura familiar. A Bahia Farm Show é um espaço que merece essa sessão itinerante, porque tem a presença do grande do médio e o pequeno, com o espaço adequado para que cada um apresente de suas demandas”, declarou.

O prefeito Oziel Oliveira lembrou que há 15 anos, ele e diversos outros produtores, lançaram o Agrishow que, posteriormente, se transformou na Bahia Farm Show, “Aquela semente que plantamos germinou, cresceu e hoje virou a maior feira do agronegócio do Norte-Nordeste e uma das maiores do Brasil e as presenças de tantas autoridades mostra o quanto Luís Eduardo Magalhães avançou e se desenvolveu atraindo a atenção de todos”.

O prefeito disse ainda que, juntamente com a deputada Jusmari, não medirá esforços para que o município continue se desenvolvendo. “Vamos construir o moderno hospital de Luis Eduardo Magalhães e vamos também trabalhar pela implantação do polo têxtil para agregar valor aos nossos produtos e gerar emprego e renda para a população” explicou o gestor. Na condição de representante da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o produtor rural e diretor da Bahia Farm Show, Luiz Pradella, discorreu sobre o uso de defensivos afirmando ser interesse dos produtores defender a natureza.

“A gente se entristece quando vê o setor sendo corroído por desinformação, porque a gente sabe que isso desafia o crescimento de novas técnicas. Um exemplo disso é a liberação de alguns produtos fitossanitários, que têm a mesma formulação de produtos que encontramos na farmácia, mas o uso na agricultura é dificultado. Não há quem produza algum alimento sem os recursos naturais, como a água e o solo. Por conta disso, o agricultor é o maior interessado em preservar”, frisou. Pradella ainda entregou um documento a deputada Jusmari Oliveira, aos deputados presentes e aos secretários, fazendo algumas reivindicações para serem levadas ao governador Rui Costa.

A sessão teve a presença de quatro secretários de estado, Josias Gomes, Secretário de Desenvolvimento Rural, João Carlos Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Lucas Costa, secretário de Agricultura, além do presidente da FAEB – Federação da agricultura da Bahia, Humberto Miranda, o presidente do Sindicato Rural de Lem, Cícero José Teixeira, o presidente do Sindicato Rural de Barreiras, Moisés Shimidht, os deputados Eduardo Sales e Vitor Bonfim, o presidente da Abapa, Júlio Busato e diversas associações de cidades como Angical, Cotegipe, Barreiras, Lem, Baianópolis, São Desidério, Riachão das Neves, entre outras. O vereador de Barreiras, Otoniel Teixeira elogiou a inciativa da deputada Jusmari. “Esta sessão é uma oportunidade de aproximação da Assembleia com o povo da região e é muito importante para que possamos apresentar aos deputados as nossas demandas. Hoje aqui trouxemos representantes de associações do Rio Branco na zona rural de Barreiras e eles puderam interagir com os nossos representantes”, afirmou. O presidente da Abapa, Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Júlio Busato, considerou a audiência fundamental para debater o agronegócio. “Jusmari tem conhecimento de causa e pode defender a agricultura na Assembleia Legislativa mostrando a verdade. Contamos com você Jusmari e você sabe que pode contar conosco,” disse. A sessão teve quase quatro horas de duração tal a gama de assuntos que foram surgindo para serem debatidos. No encerramento, a deputada Jusmari afirmou que novas reuniões podem ser realizadas para que temas tão relevantes continuem sendo debatidos por todo o conjunto da sociedade e, dessa forma, se encontre as alternativas corretas para solucionar os problemas com a finalidade de fortalecer a agricultura e promover o desenvolvimento regional.

 

Comentário desabilitado.