Nessa quarta-feira (29), o prefeito Zito Barbosa recebeu o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Eng. Civil Luiz Edmundo Prado, para a celebração de um acordo de cooperação técnica, que vai beneficiar cidadãos que planejam realizar a construção ou reforma de imóveis e necessitam de orientação, mas não tem condições de arcar com a contratação de um profissional. Essa parceria firmada com o CREA tem o objetivo implantar o Programa Municipal de Assistência Técnica em Engenharia, uma parceria entre Poder Público, CREA e Universidades.

O convênio ainda sinaliza a parceria mútua na realização do compartilhamento de dados, informações prediais e também da realização de ações com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia e Urbanismo, sejam elas públicas ou privadas, visando uma ação adequada de proteção aos cidadãos e à sociedade.

O encontro também reuniu o secretário de infraestrutura e obras, João Sá Teles, o procurador adjunto do município Dr. Bruno Almeida, o inspetor chefe do CREA-Barreiras, eng. eletricista Délio Rangel de Oliveira, diretor de tributos Emerson Romeu, Wecslei Duarte e equipe técnica do CREA. Durante a explicação de como funcionará o escritório público, o presidente Luiz Edmundo citou que Barreiras será o primeiro município do Oeste a implantar o escritório.

“Essa parceria com a Prefeitura de Barreiras é um marco no Oeste baiano e Barreiras será o primeiro município da região a aderir ao programa, e abrir as portas para aqueles cidadãos que não têm condição de ter uma assistência técnica com engenheiro e arquiteto, a conseguir regularizar suas obras. Vamos aprimorar essa parceria envolvendo as universidades, advogados, assistentes sociais e arquitetos, dando oportunidade para as pessoas com menos condições de construir ou reformar com orientação técnica”, disse o presidente.

Segundo o prefeito Zito Barbosa, esse convênio com o CREA vai ampliar as fiscalizações conjuntas de obras irregulares, e principalmente dar acesso à população de baixa renda ao acompanhamento técnico nas suas edificações.

“Assinamos hoje esse convênio, já com a certeza que será mais um benefício a população de Barreiras, principalmente àquelas famílias que não têm condições de pagar um engenheiro ou arquiteto para acompanhar sua obra. Certamente, teremos uma grande diminuição de construções irregulares e vamos acompanhar passo a passo esse programa, levando orientações aos munícipes que sonham em construir a casa própria. Nesse convênio também fortalecemos as ações de fiscalização, que serão intensificadas com nossos fiscais de postura e do CREA”, disse o prefeito.

Ao final, o presidente Luiz Edmundo informou que em breve será lançado um aplicativo de celular que vai permitir aos cidadãos o acesso ao canal de denúncias, consulta de serviços, notícias e destaques, informações institucionais, contato com ouvidoria, endereço da sede e inspetorias, legislações e normas profissionais.

DIRCOM

Comentário desabilitado.