A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta quarta-feira (5/6), em Brasília, a redução nos juros nos financiamentos imobiliários, com entrada em vigor a partir de 10 de junho, próxima segunda-feira. O banco afirmou ainda que os clientes com o financiamento atrasado poderão renegociar suas dívidas.

A partir da segunda, as taxas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) terão a mesma variação. Os juros mínimos nas duas modalidades serão de 8,5% ao ano, enquanto os máximos passarão a ser de 9,75% anuais. Até agora, o SFI cobrava taxas de 9,75% a 11,25% ao ano. Já o SFH custava entre 8,75% e 9,75% anuais.

A principal diferença entre os dois sistemas é que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) só pode ser usado na operação no SFH. O financiamento serve para imóveis novos, usados, aquisição de terreno, construção de terreno próprio, reforma e ampliação.

Na interpretação da Caixa, a medida é fundamental para ampliar a oferta de crédito e dar acesso à casa própria. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, a medida reduzirá a mensalidade e permitirá que mais pessoas comprem imóveis. “Nossa intenção é incentivar o crédito imobiliário como um todo. Isso ajuda a reativar a economia, criar empregos e é justo com a sociedade brasileira”, alegou.

As ações, no entanto, não valem para o programa Minha Casa Minha Vida.

Tabela Price

Outra novidade é a inclusão na oferta da Tabale Price, na qual o valor da parcela é constante durante todo o período do financiamento. No sistema SAC (único ofertado até hoje pela Caixa), as parcelas começam mais caras e vão reduzindo. “Essa novidade (Price) permite que uma entrada inferior”, afirmou Guimarães.

Outra medida que deve ser anunciada nas próximas semanas é a possibilidade de oferta de crédito com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em vez da atual Taxa Referencial (TR). Para o presidente da Caixa, a ação é melhor para securitizar os recursos.

Comentário desabilitado.