No último domingo (21), dois mergulhadores realizaram um feito pouco conhecido nas cavernas submersas da região Oeste. O comandante do Corpo de Bombeiros de Barreiras, Tenente-Coronel Lusquinhos, e o Dr. Lászlo Mocsári, médico anestesista, especialista em medicina hiperbárica e mergulho com circuito fechado, percorreram cerca de 1,5 km embaixo d’ água.

O mergulho aconteceu em um local conhecido como Caverna do Surubim no município de São Desidério e durou aproximadamente quatro horas. Toda a operação foi registrada em vídeo e acompanhada pelo Núcleo de Mergulho do 17º Grupamento de Bombeiros Militar.

Durante a expedição, o tenente-coronel e o médico desenvolveram técnicas de mergulho em caverna e utilizaram um equipamento de rebreather. O aparelho permite que o gás exalado no momento da operação seja reciclado, favorecendo a sua reutilização.

Em um trecho do percurso, por conta de uma restrição de espaço, os dois precisaram retirar os equipamentos do corpo e utilizar a mesma técnica empregada no regate de doze meninos em uma caverna da Tailândia. A informação é de que o trajeto só foi percorrido antes por outros dois mergulhadores, Cristofer Martins e Rodrigo Severo. Ambos fizeram o trabalho de descobrimento e cabeamento da rota.

Para o tenente-coronel, o conhecimento da nova técnica facilitará a atuação da corporação em operações de resgates aquáticos. Segundo ele, o objetivo é usar a tecnologia como aliada para o bom desempenho nos mergulhos.

Confira o vídeo do mergulho:

Comentário desabilitado.