Representantes de instituições públicas, condomínios e empresários de Barreiras, no Oeste baiano, e região participaram, na última quinta-feira (25), do Workshop Eficiência Energética, realizado no Hotel Morubixaba, no bairro Novo Horizonte. É o terceiro evento este ano realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Coelba para o público baiano. O primeiro foi realizado em Salvador, no mês de maio, e o segundo em Petrolina, município pernambucano vizinho à cidade baiana de Juazeiro, em realização juntamente com a Celpe, distribuidora do estado de Pernambuco que também pertence ao Grupo Neoenergia.

Com organização do Jornal Correio, o Workshop Eficiência Energética tem o objetivo de compartilhar o conhecimento de especialistas para auxiliar os clientes corporativos da Coelba sobre como submeter projeto no Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora. Uma das cidades mais importantes da Bahia, Barreiras tem forte vocação agropecuária, além de possuir pequenas indústrias, universidade, grandes mercados e aeroporto. Tudo isso fez do município um local importante para a realização do Workshop Eficiência Energética.

Entre os temas abordados ao longo das cinco palestras estão a oportunidade de economia para as empresas que adotarem uma gestão energética, incluindo aquelas da área de irrigação e do agronegócio, setor forte na economia de Barreiras. Foram explicados ainda os procedimentos do PEE e os mecanismos de Chamada Pública da Coelba, que, este ano, foi realizada entre março a maio. A depender do resultado divulgado ainda este mês, a distribuidora baiana irá analisar a realização de mais uma edição para 2019.

“Buscamos trazer aqui para região de Barreiras todas as informações e conhecimento em um ambiente com especialistas para que os clientes possam perceber a oportunidade deles em desenvolver eficiência energética dentro da própria empresa”, ressalta Daniel Sarmento, supervisor de Engenharia e Projetos de Eficiência Energética da Neoenergia.

No fim do evento, a servidora pública da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), Jaqueline Fritch, 32 anos, primeira a chegar ao evento, saiu animada para praticar o que aprendeu. “O meu interesse era de descobrir como posso promover a eficiência energética na universidade. Agora, irei incentivar um planejamento, junto com um grupo de trabalho, para apresentar um projeto nas próximas Chamadas Públicas da Coelba”, contou.

Comments are disabled.