Estudantes da rede pública de Barreiras participaram, nesta quarta-feira (31), da cerimônia de encerramento da terceira edição do projeto “A arte de reciclar para preservar”, no Centro Cultural Rivelino de Carvalho. Desenvolvido pela Superintendência de Meio Ambiente (Supema) da UFOB, a iniciativa de extensão realizou oficinas de reciclagem com jovens entre 9 e 12 anos de escolas da zona urbana e rural do município.

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Barreiras, promoveu atividades com papel reciclado (A4, jornal e revistas), associadas a técnicas artísticas de recorte, colagem, montagens, painéis, desenhos e pinturas, mesclando conhecimento teórico e prático. Todo o processo de reciclagem aconteceu no Laboratório de Educação Ambiental e Reciclagem (LEAR) da UFOB e foi orientado pela equipe de estagiários e servidores da Supema. Em três anos, as oficinas tiveram a participação de 600 estudantes.

“O projeto ressalta a importância de conscientizar desde cedo nossas crianças para a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente e alertar quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais. Também estimula a popularização dos processos de reciclagem”, destacou a reitora Pro Tempore da UFOB, professora Iracema Veloso, na abertura do evento.

A cerimônia contou ainda com a exposição dos materiais produzidos durante o projeto e a entrega dos certificados aos estudantes, professores e coordenadores. Estavam presentes a Pró-reitora de Administração e Infraestrutura, professora Adriana Migliorini Kieckhöfer, atual coordenadora do projeto, representantes da Secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, diretores, professores e a equipe da UFOB.

Comments are disabled.