Com suas riquezas naturais, ideal para a prática do ecoturismo, São Desidério atrai visitantes de várias partes do país. Por causa disso, o programa São Desidério Turismo tem como objetivo desenvolver ações integradas entre agentes públicos e a cadeia produtiva do turismo visando mais resultados e tornar o município mais atrativo para o turista com atividades sustentadas na preservação ambiental e cultural que qualificam o destino turístico.

O primeiro passo do programa foi uma reunião com os donos dos atrativos e receptivos no município, com a participação do Prof. Da UFOB, Paulo Baqueiro e o consultor Maglon Ribeiro, onde se discutiu o direcionamento estratégico do turismo no município de São Desidério. Neste encontro, muito positivo, foram apontadas as deficiências e necessidade de levantar a cadeia do turismo local e, dessa forma, fazê-la funcionar como realmente deve ser, um sistema no qual cada atividade se completa na experiência do viajante que visitar São Desidério.

Num segundo momento, o Prefeito Jose Carlos e o secretário Joacy em reunião com os empreendedores do setor levantaram as reais necessidades para tornar o turismo local autossustentável. Os proprietários de atrativos foram enfáticos em colocar que precisavam de apoio do setor púbico para tornar as suas propriedades, que detém os atrativos, apropriadas e devidamente adequadas para receber os visitantes. Nesta reunião, também muito positiva o prefeito se comprometeu em apoiar e fazer o que precisa ser feito para alavancar o setor de turismo no município de São Desidério.

Uma fase muito importante desse programa foi a visita pessoal do gestor e a equipe técnica da prefeitura a vários atrativos, apontando as necessidades de melhoria de cada um , para assim implementar juntamente com o proprietário o que precisa ser executado de fato, para tornar o local ainda mais agradável ao turista.

Convocados pelo prefeito Jose Carlos e pelo secretário Joacy, o terceiro momento foi a vez dos guias de turismo ou condutores como normalmente são chamados no município. Na oportunidade o gestor ouviu atentamente cada um dos participantes, levantou as prioridades e sugestões, como capacitação, segurança, desenvolver ações para envolver a comunidade no processo de turismo, plano de manejo do Parque, etc. Mais uma vez o gestor Jose Carlos e o secretário Joacy reconhecem a necessidade de destinar total apoio ao segmento.

O prefeito Jose Carlos observa que “ainda há um grande potencial a ser explorado pelo setor de turismo, por isso a necessidade de organizar e profissionalizar as atividades de turismo no município visando ampliar a oferta de produtos e serviços para os visitantes, gerando um impacto importante em toda a cadeia, incluindo o comércio”, destaca.

A quarta fase do Programa São Desidério Turismo é a elaboração de um PLANO DE AÇÃO que está sendo construído pela equipe técnica da prefeitura , onde estarão elencadas algumas propostas de ação que nortearão as políticas públicas do município para o setor.

A equipe técnica observa que para a execução e o fortalecimento de ações eficientes no setor do turismo é necessário que a comunidade local seja de fato efetiva, com grande participação dos seus membros e seu engajamento em ações que façam a diferença, promovendo o turismo sustentável o que implica na reorganização do setor reestruturando-o de forma a atender aos turistas, mas sem afetar negativamente o meio ambiente e a comunidade local.

Comments are disabled.