Audiência Pública é promovida por Jusmari sobre a Sojicultura e suas demandas

A sojicultura e suas demandas é o assunto que vai ser discutido nesta terça-feira (20), na sala Deputado Luís Cabral, em audiência pública da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia. O tema foi pautado pela presidente do colegiado, a Deputada Estadual Jusmari Oliveira.

De acordo a parlamentar, a soja é o carro-chefe da produção agrícola do Oeste da Bahia e um dos principais produtos na balança comercial do estado. “A cultura da soja foi a responsável pela expansão da fronteira agrícola do cerrado baiano e atraiu o desenvolvimento para a região. Agora é necessário que façamos uma reflexão sobre os rumos desta cultura, principalmente com a implementação da reforma tributária que será votada no Congresso e pode provocar impactos na agricultura de nossa região”, disse Jusmari.

Um dos assuntos que preocupa a deputada é a moratória da soja – que é um pacto ambiental entre organizações não governamentais, produtores e governo. “Esse assunto precisa ser exaustivamente debatido”, argumentou a parlamentar.

A audiência contará com as participações da Secretaria de Agricultura da Bahia, Associação dos Irrigantes do Oeste da Bahia (AIBA) e Federação da Agricultura da Bahia (FAEB), técnicos e lideranças do setor. “Nosso objetivo é, juntamente com os representantes do setor, buscar os caminhos mais eficazes para que a sojicultura continue sendo forte em nossa região e cumpra o seu papel de ser um dos vetores do desenvolvimento do Oeste Baiano”, frisou a deputada.