Serras em chamas: Barreiras registra queimadas nesta semana

Um incêndio atingiu a Serra do Mimo, em Barreiras, na tarde desta quarta-feira (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas chegaram perto de algumas residências, mas não houve registro de feridos. O incêndio, que atingiu uma área de três hectares, foi controlado no final da tarde.

Não há informações sobre o que causou as chamas.

Fogo na Serra da Bandeira

Um incêndio atingiu a Serra da Bandeira, também na cidade de Barreiras. Conforme informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), o clima seco foi apontado como a causa das chamas. Não houve feridos.

Ainda de acordo com o Prevfogo, o incêndio, que atingiu uma área de 250 hectares, começou na segunda-feira (19), quando 12 brigadistas foram ao local, mas não conseguiram controlar as chamas. O incêndio só foi combatido na noite de terça-feira (20). As chamas chegaram perto de algumas residências.

Apesar disso, grande parte da vegetação seca do local foi atingida pelas chamas, que ocorreu às margens da BR-135, entre Barreiras para Riachão das Neves.

Clima seco favorece as queimadas

O clima seco na região oeste tem contribuído para diversos incêndios pela cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, há uma média de 15 a 20 chamados todos os dias de casos de incêndio em Barreiras. A grande quantidade de casos tem preocupado os moradores.

Muitas coisas podem ser feitas para evitar as queimadas e muitas delas são muito simples como não jogar bitas de cigarro em locais onde haja vegetação, latas de metal e garrafas de vidro também não podem ser jogadas em qualquer local, pois elas esquentam com muita facilidade e acabam causando queimadas. Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas.

Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação ou a faça bem perto do rio. Os balões também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las.

Notícias Relacionadas