Certos de que a prevenção é a melhor forma de combate à Ferrugem Asiática, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) realizará uma palestra de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja, o Dr. Mauricio Meyer. O evento acontecerá no dia 3 de setembro, às 18:30h, no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães.

Identificada no Brasil desde maio de 2001, a ferrugem asiática é uma das principais doenças que afetam as lavouras de soja no mundo. Na Bahia, o primeiro caso foi registrado na safra de 2003/2004. De lá para cá, é comum o surgimento do fungo causador da doença, apesar dos esforços dos órgãos competentes para combatê-lo. Só nesta safra, mais de 70% das amostras coletadas em toda região foram positivas à ferrugem. Por isso, os trabalhos de educação sanitária e de conscientização do produtor foram redobrados.

Aqui na região oeste, são disponibilizados dois laboratórios para análise das plantas: na Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães; e na sede da Adab, em Barreiras. Os casos suspeitos podem ser encaminhados para uma dessas unidades.

Serviço:

O que: Palestra de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja,

Onde: Sede do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM (SPRLEM)

Ascom Aiba

Comentário desabilitado.