Preservação ambiental é um tema que parece ser desconhecido para os visitantes da Cachoeira do Redondo e da Cachoeira do Acaba Vida em Barreiras. Desde que a estrada que leva até esses paraísos foi revitalizada, o fluxo de pessoas aumentou nos finais de semana e feriados, e como consequência veio o aumento do lixo. Uma falta de educação que prejudica o meio ambiente e mancha a imagem dos dois principais cartões postais do município.

A falta de educação por parte de alguns, permite que o lixo se acumule as margens do rio e transborde os locais reservados para o deposito dele. O resultado dessa falta de conscientização foi  a retirada de uma tonelada de entulhos, copos, papeis, garrafas plásticas e muita sujeira nas Cachoeiras do Redondo e do Acaba Vida.

O espaço da Cachoeira do Acaba Vida já contava com um contêiner e duas caixas coletoras para lixo, mas mesmo assim, as pessoas acabam deixando restos de alimentos, cascas e vasilhames ao ar livre. No caso da Cachoeira do Redondo, que passou a receber um forte fluxo de visitantes após ter o acesso facilitado recentemente com a recuperação da estrada realizado pela prefeitura, um contêiner foi colocado durante a ação de limpeza para receber os descartes de maneira apropriada.

Segundo o coordenador de limpeza, Roni Silva Santos, ações como essa terá sequência para manutenção dos cuidados que requerem as duas cachoeiras. “Principalmente neste período de maior calor, as pessoas visitam com mais intensidade as cachoeiras. Por isso a orientação das secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Turismo, é que estejamos sempre presente fazendo a manutenção e limpeza”, disse.

A coleta de lixo nas duas cachoeiras é realizada uma vez ao mês, com o esvaziamento dos contêineres e caixas coletoras. A Prefeitura busca oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir segurança e conforto aos frequentadores, e, desta forma, conta com o apoio de todos na conservação ambiental e limpeza, evitando que o lixo fique alastrado no meio ambiente.

Comentário desabilitado.