A Deputada Estudal Jusmari Oliveira, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia,  o vice-presidente Sandro Regís e o membro titular, o Deputado Pedro Tavares, foram recebidos em audiência pela ministra da Agricultura Tereza Cristina. A reunião foi nesta segunda-feira e teve ainda as participações  do Superintende do Sudeco Nelson Fraga, o Diretor da Ceplac, Guilherme Galvão e do lider e repersentante dos cacauicultores, Ruy Souza.

A comissão entregou a ministra uma carta contendo propostas para revitalizar o desenvolvimento da lavoura cacaueira. Tereza Crisita atendeu os apelos dos parlamentares e determinou que seja criado um grupo de trabalho, com a finalidade de formatar uma Medida Provisória que será enviada ao Ministério da Economia, até o final de setembro para ser votada no Congresso Nacional. Foi definido também que os produtores que tenham débitos no FNE e que não estão enquadrados passarão a ter direito ao enquadramento. Desta forma os produtores de cacau com dívida no FNE poderão passar a receber o benefício do desconto, como já ocorre com os produtores da região do semiárido, reduzindo um terço da dívida e criando novas linhas de crédito para a região cacaueira.

“Fiquei muito satisfeita com a receptividade da ministra que acolheu as nossas demandas e vai, a partir de agora, manter um diálogo permanente com a Comissão de Agricultura da Alba, através da criação do grupo de trabalho para buscarmos soluções para os problemas da cacauicultura”, disse  Jusmari.

A parlamentar  não escondeu o otimismo pelo fato de a ministra se mostrar acessível para atender também as reivindicações dos produtores do Oeste Baiano e dos mais diversos setores produtivos da Bahia. A deputada reafirmou que este é o papel da Comissão junto as instâncias de governo. “É muito importante que façamos as audiências públicas para ouvirmos todos os setores produtivos e isso nós estamos fazendo mas é muito importante também que busquemos o diálogo permanente com o Ministério da Agricultura que é quem pode dar as respostas para as demandas que apresentamos”, disse a presidente da Comissão de Agricultura.

O vice-presidente Sandro Regis considerou o encontro com a ministra Tereza Cristina muito produtivo para a cacauicultura baiana. “Apresentamos nossas demandas que foram muito bem acolhidas pela ministra e isso traz uma nova esperança para a região cacaueira”, frisou o parlamentar. Já o deputado Pedro Tavares  enfatiza que a partir desta iniciativa da Comissão de Agricultura, soluções concretas podem ser adotadas na agricultura da Bahia. A ministra Tereza Cristina, elogiou a postura do Comissão de Agricultura da Alba e disse que este diálogo é fundamental e mostra a preocupação dos parlamentares em fortalecer a agricultura e economia baianas. Estiveram presentes também os deputados federais Leur Lomanto, Elmar Nascimento e João Roma.

Comentário desabilitado.