Em meio à queimada que avança sobre a Serra do Mimo, em Barreiras, deste a última terça-feira (17), o registro de uma cena fora do comum tem chamado atenção. Antes de iniciarem o combate, na última sexta-feira (20), os bombeiros se abraçaram diante do fogo e realizaram uma corrente de oração.

A gravação foi compartilhada no Instagram do Corpo de Bombeiros de Barreiras. No vídeo, os florestais pedem garra e coragem para realizar o trabalho e suplicam a Deus que nunca os abandone diante do fogo.

Conforme o site Mais Oeste apurou, a prece proferida pelos bombeiros se trata da Oração do Combatente Florestal, conhecida no Brasil inteiro pelos militares especializados em incêndios do tipo. Na súplica, entre outras coisas, os combatentes exaltam Deus como protetor dos animais, das florestas e das plantas e dizem que mesmo se perecerem no cumprimento do dever, que seja com a dignidade de um combatente florestal.

Queimada na Serra do Mimo

Desde a madrugada desta sexta-feira (20), equipes especializadas em combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuam em conjunto com bombeiros do 17º grupamento na queimada que atinge a Serra do Mimo, em Barreiras.

Mais de 15 homens deslocaram para o local, na madrugada desta sexta-feira (20), e iniciaram os trabalhos na altura do bairro Jardim Europa. Até as 9h, os militares já haviam percorrido mais de 5 km de serra no controle às chamas. O local é de difícil acesso, e os bombeiros utilizam ferramentas de sapa para adentrar a mata.

De acordo com o Capitão Florinato Sertão, que comanda a operação no local, não há nenhum risco iminente a casas ou pessoas. A linha de fogo está na parte alta da serra e queima vegetação seca.

Ainda segundo o capitão, a estratégia utilizada pelas equipes será a de isolamento, típica do revelo e vegetação encontrados na área, que consiste em afastar o material queimado daquele que ainda não queimou para evitar a propagação das chamas.

Fotos//Gazeta 5

Comentário desabilitado.