No fim da tarde dessa terça-feira (24), no Loteamento Cidade Nova, em Barreiras, aconteceu o lançamento do novo sistema de esgotamento sanitário da cidade, uma obra que irá gerar 95 empregos diretos e mais de 685 empregos indiretos. Aproximadamente 81 mil pessoas serão beneficiadas com as obras de esgotamento sanitário, que abrangerão os loteamentos Cidade Nova I, II, III, IV e V, Eldorado, Flor do Cerrado, Firenze, Ravena, Jardim Nova América I e II, Jardim Madri, Jardim Europa, Porto Rico e Residencial Solar Barreiras.

O Estiverem presente o prefeito Zito Barbosa, o representante do Consórcio Esgoto Barreiras, Avelino Cortellini, o promotor titular da 8ª Promotoria de Justiça, Artur Rios, o presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, o coordenador regional do INEMA, Saul Reis, e o diretor de esgoto da Embasa, Edvaldo Francisco.

“Na área de infraestrutura, estamos executando o maior projeto de pavimentação asfáltica do Nordeste, realizando duas grandes obras de macro e microdrenagem no Loteamento São Paulo, Morada da Lua e Santa Luzia. Com isso valorizamos ainda mais os novos empreendimentos imobiliários. E para fortalecer o desenvolvimento desta parte da cidade, em breve daremos a ordem de serviço para a pavimentação de mais uma avenida que ligará Vila Brasil, Santa Luzia, Sombra da Tarde, Jardim Vitória e esses novos loteamentos ao Centro”, disse o prefeito de Barreiras.

O novo sistema atenderá cerca de 14 mil lotes e possuirá extensão superior a 10 km, integrando os loteamentos que se localizam às margens da BR-242, na saída para Salvador, e proximidades do anel viário. Para isso, as intervenções que já estavam previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, contam com o apoio do DNIT, AELO, EMBASA, INEMA e Prefeitura de Barreiras.

“É uma felicidade, ver que um procedimento da Promotoria se materializar, e neste momento é um reflexo do esforço irretocável de todos os órgãos públicos, que sempre estiveram presentes e das secretarias municipais. Esse momento é também um festejo ao compromisso do empresariado em arcar com a responsabilidade que lhe era devida, e assim foi feito”, destacou o promotor titular da 8ª Promotoria de Justiça, Artur Rios.

Segundo Avelino Cortellini, representante do Consórcio Esgoto Barreiras, o canteiro de obras está em fase de implantação e a obra começará imediatamente. “As obras serão realizadas com recursos próprios dos loteadores e é a maior obra de saneamento em andamento do Oeste e da Bahia. A extensão será distribuída em três trechos, o maior com 6.122 metros, que hoje iniciamos com a assinatura do contrato, instalação do canteiro e ordem de compra. O restante será feito em sequência, assim que todas as licenças forem obtidas”, informou.

*DIRCOM

Comentário desabilitado.