O dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Esta campanha prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem o objetivo de conscientizar a sociedade com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana de Trânsito. O tema escolhido neste ano foi “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

A PMBA, através do CPE e da CIPRv BARREIRAS, Unidade Especializada em Trânsito Rodoviário, juntamente com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, GCM, UNEB, SAMU, COOTRANS, Palácio Maçônico de Barreiras,  e Auto escola Camila, com total apoio do CPRO realizaram atividades educativas alusivas a esta importante semana,  a finalidade é despertar a consciência coletiva para a redução de acidentes de trânsito e tem por objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, voltado para a segurança e a preservação da vida, estimulando a participação de toda a população, com vistas a tornar o trânsito mais humano e seguro.

As atividades desenvolvidas foram:

  • Palestras  em escolas públicas;
  • Blitz educativas  em pontos da cidade de Barreiras com orientação aos condutores e distribuição de folders;
  • Exposição de veículo acidentado;
  • Exposição de aparelhos e equipamentos utilizados no trânsito;
  • Entrevistas sobre a temática;
  • Ciclo de palestras.

O encerramento da Semana Nacional de trânsito em Barreiras, ocorreu no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), onde foram realizadas palestras por instrutores e profissionais que atuam no trânsito. Com os temas: “O Trânsito” e Ações do COOTRANS em Barreiras; Resgate de vítimas de acidentes de trânsito.

Além dos palestrantes acima nominados, marcaram presença neste acontecimento o Sr. Cel PM Osival, Cmt do CPRO, a Sra. Rositânia Matos da Sec. Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Ordem, o Ten PM Medeiros, Subcmt da 83º CIPM, o Sr. Vandeilson Ribeiro da UNEB e Marcio Stain do Palácio Maçônico de Barreiras.

As palavras de encerramento foram proferidas pelo Sr. Cel PM Cmt do CPRO que finalizou o evento, sendo todos convidados pelo mestre de cerimônias a degustarem um delicioso coffee break.

Comentário desabilitado.