Na manhã desta quinta-feira (03), aconteceu o lançamento oficial da 6ª edição da Operação Safra. O convênio que oficializa o início da ação foi assinado pela Polícia Militar, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em cerimônia realizada em Barreiras. Ao todo, o efetivo policial deve percorrer mais de mil propriedades rurais em 12 municípios do oeste baiano. Além das viaturas na patrulha terrestre, um helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer) também é enviado para fazer a varredura aérea quando necessário.

A partir desta quinta-feira (03) e até o mês de abril de 2020, as rondas policiais vão percorrer as comunidades agrícolas, a fim de inibir a ação de bandidos, nesta época em que era comum a ocorrência de roubos de cargas na região. O efetivo da Polícia Militar também dará apoio ao trabalho da Adab no controle fitossanitário e no trânsito de fertilizantes e defensivos agrícolas.

Durante o lançamento, o Site Mais Oeste entrevistou o presidente em exercício da AIBA, Odacil Ranzi, que falou da importância da operação para os produtores ruais. Confira abaixo o áudio:

Efetivo empregado na operação

A Operação Safra é realizada pela Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Oeste; do Comando de Policiamento Especializado; da Cipe Cerrado e 3ª Companhia de Polícia Rodoviária. Sob a coordenação do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a ação envolve a Companhia de Policiamento Especializado – Cipe Cerrado, a 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, a Rondesp, a CIPRV, CIPT e as 85 e 86 CIPMs. A meta desta edição é que mais de mil propriedades agrícolas sejam visitadas.

Comentário desabilitado.