Na sessão desta quarta-feira (2), a tribuna popular da Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras, recebeu Tadeu Sérgio Bergamo, presidente da mantenedora do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), para uma explanação sobre a parceria firmada entre a unidade de ensino e a Sociedade Médica de Barreiras (SOMEB), com o objetivo de finalizar a construção do Hospital São Francisco de Barreiras, que terá investimentos da ordem de R$ 40 milhões, ao término da obra. “Esse empreendimento já nasce com 14 médicos engajados – entre cirurgiões e anestesiologistas. Será uma equipe completa, para exames clínicos e de imagem, atendimento particular e conveniado pelo SUS. Entre os diversos departamentos, instalaremos também o pronto socorro”, disse.  Ele destacou ainda a função educacional do projeto, que dará aos estudantes dos cursos da UNIFASB, no estágio e no internato, todas as condições de aprendizado em uma estrutura própria.

Outro assunto tratado pelo dirigente da UNIFASB foi a inauguração do Centro Integrado de Saúde, marcada para o próximo dia 14, às 18h, na sede da instituição. A unidade contará com 39 consultórios médicos e um centro de diagnóstico por imagens, com capacidade para 350 atendimentos diários em diversas especialidades, quando atingir pleno funcionamento. “Estamos articulando com as secretarias municipais para estabelecermos um convênio, para atendermos nas especialidades em que já temos os equipamentos instalados. Faremos também a captação dos pacientes nos postos de saúde, para que esse conjunto de equipamentos preste o devido serviço de acordo com o que a população espera. É um atendimento integral em saúde”, destacou Bergamo.

Em seus pronunciamentos, os vereadores foram unânimes em reconhecer o alcance do projeto. Eles elogiaram os termos do acordo e destacaram os impactos positivos da parceria para o setor da saúde regional. “Sabemos a dificuldade que os pais de família têm enfrentado na busca pela saúde em todos os lugares desse País. Portanto, é uma notícia maravilhosa para a população de Barreiras”, declarou o presidente da Câmara, Eurico Queiroz. O vereador e médico, Dr. José Barbosa, também fez menção ao projeto do Hospital da UNIFASB. “Esse hospital vem para fomentar a saúde, e estancar uma sangria que temos hoje, oferecendo atendimento com especialidades. É a implantação de um novo método de saúde pública na nossa cidade”, definiu.

1,5 milhão de investimentos na saúde pública 

Bergamo falou ainda, sobre os investimentos e as propostas do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), entidade mantenedora da UNIFASB, em parceria com o setor público. Até o momento, a instituição disponibiliza médico e enfermeiro para o posto de saúde do Loteamento São Paulo e remunera três preceptores da unidade de saúde de Barreirinhas. O Instituto se propõe a disponibilizar uma equipe completa, exceto os agentes comunitários de saúde, para o funcionamento do posto da Morada da Lua de Baixo e ofereceu também a conclusão das obras do posto de saúde da família do bairro Boa Sorte. Em contrapartida, propõe a participação de alunos da instituição, em atividades complementares nos postos de saúde, no Hospital Eurico Dutra e na UPA. “Em 2020, ano em que esse processo deve funcionar integralmente, a IAESB vai investir na saúde do município em torno de R$ 1,5 milhão”, anunciou.

 Araticum Comunicação 

Comentário desabilitado.