Diretor da UNIFASB participa de homenagem ao Rio São Francisco na ALBA

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) abriu espaço, na sexta-feira (4), para a celebração do Dia do Rio São Francisco, em uma sessão especial que teve como objetivo discutir a necessidade de recuperação desse importante manancial que corta boa parte do território nacional. O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), representado pelo diretor presidente Tadeu Sérgio Bergamo, participou, a convite da deputada Jusmari Oliveira, da comemoração dos 518 anos do Rio.

Bergamo discorreu sobre as contribuições educacionais, econômicas e sociais da UNIFASB para o desenvolvimento da região Oeste, que tem seus limites definidos pelo ‘Velho Chico’. Outro tema destacado no discurso foi a parceria firmada no final de setembro, que vai permitir a construção do Hospital Universitário da instituição, inaugurando um novo cenário para a saúde pública regional.

“Nós e a Sociedade Médica de Barreiras (SOMEB) vamos construir, juntos, o Hospital Universitário São Francisco de Barreiras, com uma área de aproximadamente 10 mil m², prestando serviços em diversas especialidades. Atualmente, mesmo antes do hospital, estamos atendendo cerca de 150 pessoas por semana. No ano que vem, com o projeto finalizado, pretendemos atender 350 pessoas por dia. Trata-se de uma ampla ação de saúde para desenvolver ainda mais aquela região”, disse. Destacou ainda a grande produção de grãos e plumas no território denominado de além São Francisco, o uso da alta tecnologia para esta produção, bem como lembrou que são produtores que também podem dominar a tecnologia de produção de água.

A proposta da sessão especial foi da deputada Jusmari Oliveira que convidou pessoas que possuem trabalho de responsabilidade social, ambiental e econômica junto ao Oeste da Bahia e em defesa da preservação do Rio São Francisco. Tadeu agradeceu o convite e parabenizou a parlamentar pela iniciativa, salientando que todas as unidades da instituição levam o nome do Velho Chico. “Esta foi uma forma que encontramos para homenagear o Rio da Integração, batizando o recém-criado Centro Universitário São Francisco de Barreiras e o Hospital Universitário São Francisco de Barreiras com o nome do Rio, somos todos responsáveis pela sua preservação, assim como a dos afluentes no Oeste – os rios Grande, Preto e Corrente”.

Jusmari Oliveira, destacou que as ações de sustentabilidade, social e ambiental nas práticas diárias e no projeto pedagógico da UNIFASB foram consideradas ao estender o convite para a instituição integrar a sessão especial. “Os nomes escolhidos para a UNIFASB e seu hospital levam consigo a grandeza do rio São Francisco. Mas essa relação não para nesse ponto. Há, por trás dessa homenagem, um grande projeto social, ambiental e educacional em andamento”.

A parlamentar falou também sobre a perspectiva de melhora da saúde pública com a implementação dos novos projetos.  “As ações da UNIFASB têm gerado um reflexo extremamente positivo para a região como um todo. Revolucionou a educação superior e agora implementa um novo modelo de atendimento em saúde, com a construção do Centro Integrado em Saúde e o Hospital Universitário, que vão elevar o nível deste setor e produzir incontáveis benefícios para nossa população”, frisou.

 Araticum Comunicação 

Notícias Relacionadas