Educação Integral Vs. Educação em Tempo Integral

A Educação Integral é uma concepção de que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. É uma proposta contemporânea porque, junto com as demandas do século XXI, salienta a importância da formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis por si mesmo e pelo mundo. É exatamente o que pais esperam da escola: que seu filho encontre nesse ambiente um complemento da formação oferecida em casa, juntamente com instruções e informações que permitam um desempenho de alta performance em vestibulares, ENEM e tudo que sinaliza o sucesso da educação básica.

“A educação integral nem sempre tem relação com o tempo integral. Não é só oferecer aulas o dia todo sem que o aluno tenha tempo de adquirir outros saberes. Ela se faz com inclusão, singularidade e tempo. Entender que três anos de Ensino Médio são suficientes para preparar um adolescente para as exigências do mundo contemporâneo é utopia”, ressalta a diretora pedagógica do Colégio e Curso Gauss, Michelle Brasil.

Nesse sentido, a proposta do Colégio e Curso Gauss para o 9° ano do Ensino Fundamental está alicerçada neste tripé: integralidade-singularidade-tempo. Integralidade no sentido de desenvolver autonomia e proporcionar situações em que diversos saberes serão desenvolvidos. Singularidade em entender que cada um possui uma necessidade específica e que precisa ser atendido em tal ponto. E o tempo abordado em duas vertentes: 9 horas no ambiente de aprendizagem e, no mínimo, 4 anos para prepará-lo para o ensino superior e mercado de trabalho com características de excelência.

“Para nós, o 9° ano já é Ensino Médio. Claro que respeitando o processo de maturidade biológica e cognitiva características da idade, mas nessa série já se inicia uma preparação integral, até mesmo para evitar desespero nos anos finais. Com tempo, faremos algo mais consistente e elaborado, sem correria” afirma Juvenal Dias, diretor de ensino do Colégio e Curso Gauss.

Com espaço adequado, projetado especialmente para receber os alunos por 10 horas diárias, o Colégio e Curso Gauss inova também quanto à composição curricular. Além de orientar nos estudos pós-aula, através de acompanhamento escolar, também traz um dia especial de preparação para Ensino Médio, momentos diários de leitura, aulas de ginástica para o cérebro e mindfulness. Tudo isso a serviço do alto desempenho de seu público-alvo.

Ascom Colégio e Curso Gauss