Salvador terá um de seus domingos mais iluminados. Nesse dia 20, a previsão é de sol e chuva de bênçãos para comemorar a canonização de Irmã Dulce, agora intitulada Santa Dulce dos Pobres. Oficializada como santidade na Europa junto com outros quatro beatos, ela ganhará uma festa exclusiva – e baiana.

O evento acontecerá na Arena Fonte Nova, que esticou sua capacidade com cadeiras no gramado para receber um público recorde de 55 mil pessoas de todo o país. No roteiro, estão previstos sanfona, peça teatral, missas em português, presença de artistas da terra e muita fé. A cerimônia terá duração de pelo menos oito horas, com ingressos esgotados.

A abertura dos portões será às 12h, e a programação inicia meia hora depois com shows curtinhos de seis bandas católicas. O destaque será o espetáculo “Império de Amor”, que levará 700 atores ao palco, sendo 482 crianças e adolescentes, e terá ainda as participações ilustres dos cantores Saulo, Margareth Menezes, Waldonys, Tuca Fernandes e o padre Antônio Maria.

A peça será encenada a partir das 15h e conta também com idosos, moradores e pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Nesse sábado (19), haverá um ensaio geral para o grande dia.

Esta nova festa chega para atender à demanda do sentimento brasileiro e daqueles que queriam estar no Vaticano, no dia da canonização de Dulce, mas não puderam. “O evento tem um sentido simbólico sobre o que ela significa para a Bahia, o Brasil e a Igreja. Será uma missa de ação de graças pela canonização de uma mulher que viveu santamente ao nosso lado”, resume o padre Manoel Filho, que está cuidando de todos os detalhes.

Caravana

Segundo informações das Osid, gente dos estados de Sergipe, Ceará, Pernambuco, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão a caminho de Salvador para assistir à festa.

Com a divulgação nacional da celebração, a Arena Fonte Nova será um centro de peregrinação. As paróquias do interior do estado se apressaram em solicitar credenciamento para a vinda, e são esperados cerca de 200 ônibus e diversos carros, que já têm espaço de estacionamento reservado pela Transalvador. Ao público que desejar estacionar nas vagas do estádio, a orientação é a compra antecipada de tíquete pelo site www.estapar.com.br

Do total dos 55 mil ingressos, cerca de 9 mil foram entregues ao público de fora da capital baiana. São pessoas de cidades como Feira de Santana, Serrinha, Itabuna, Paulo Afonso e Vitória da Conquista. Como não há lugar marcado, é recomendável chegar cedo.

Comentário desabilitado.