O fenômeno Halo Solar, caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol, voltou a encantar os barreirenses nesta quinta-feira (31). Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O halo solar (lunar) é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, mas só se forma se as nuvens cirrustratus estiverem presentes no lugar. Se há lua cheia e uma camada de cirrustratus passando, então pode acontecer a formação do halo lunar, mas este é mais difícil de fotografar.

Significado místico do halo solar

O fenômeno resolveu aparecer no popular Halloween ou Dia das Bruxas, e levantou a curiosidade da interpretação do Halo Solar em algumas crenças. Os maias registraram em seus antigos escritos que o halo era sinal de maus presságios para a humanidade, relacionado às grandes catástrofes envolvendo doenças ou colheitas prejudicadas devido à seca. Os espiritualistas também seguem essa linha mais calamitosa: fim dos tempos, chuvas devastadoras, países em caos…

Seja mau presságio ou não, o Halo Solar rendeu belíssimas fotos nas redes sociais e trouxe mais encantamento para o dia de Halloween.

Comments are disabled.