O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso acontecerá neste sábado (09), na Policlínica Municipal de Luís Eduardo Malhagães, um grande mutirão para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. A ação acontece das 8h às 12h e é voltada para homens com mais de 50 anos.

De acordo com a secretário de Saúde, Felipe Melhem, para participar é necessário que o paciente leve um documento oficial com foto e o cartão do SUS. “Todos os homens com mais de 50 anos estão convidados a participarem do nosso mutirão. É necessário deixar o preconceito de lado e entender que o mais importante é cuidar da sua saúde”, comentou Melhem.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Obesidade, histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, sofrem maior incidência deste tipo de câncer” concluiu o secretário.

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Comentário desabilitado.